criatividade na criação de peças

Veja como estimular a criatividade no momento de criação de peças

Tempo de leitura: 6 min

Quem nunca teve dúvidas sobre como estimular a criatividade no momento da criação de peças de moda, não é mesmo? Afinal, ser criativo na elaboração das coleções é um constante desafio para os estilistas.

Na prática, o bloqueio de ideias durante o processo criativo é uma parte do fluxo de pensamento. Ocorre que, com a adoção de certas técnicas, é possível estimular a criatividade e, assim, evitar esse tipo de situação; além de conseguir desenvolver com mais facilidade a capacidade de criar.

Pensando em ajudá-la a aprender como estimular a criatividade, listamos algumas dicas sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!

Veja como estimular a criatividade com um brainstorm de palavras

Para deixar o pensamento e as ideias fluírem, nada melhor do que um brainstorm de palavras feito junto da equipe de criação e conduzido por um líder, a fim de que seja o mais efetivo possível.

A proposta é reunir todos em uma sala de reunião, com um quadro negro ou outro acessório, no qual possam ser escritas e visualizadas as palavras que forem surgindo. A ideia é coletar palavras que estejam relacionadas com o tema que se pretende desenvolver.

Quanto mais leve e descontraído for esse momento, mais a criatividade encontrará espaço para surgir. Isso sem falar que um processo assim faz com que as pessoas envolvidas se sintam mais abertas e dispostas para criar. Experimente!

Saiba como fazer anotações de todas as ideias pode contribuir

criatividade na criação de peças
Anotação de peças

No dia a dia, também podem surgir excelentes ideias ou, ainda, faíscas de ideias que passam rapidamente pela cabeça em determinadas situações cotidianas, como pegar o carro para ir trabalhar, tomar café de manhã ou assistir ao jornal matutino.

Para não perder ou esquecer esses lapsos importantes de imaginação e criatividade, uma sugestão é carregar sempre consigo um bloco de anotações para registrar tudo que puder a fim de, depois, usar essas informações no desenvolvimento de novos produtos.

Considere anotar realmente tudo, sem fazer algum tipo de juízo de valor ou distinção prévia, pois mesmo coisas aparentemente absurdas ou desconexas podem servir de inspiração para grandes projetos. Caso você não queira anotar, tire fotos de coisas inusitadas, de cenas bonitas e de tudo mais que puder contribuir para a sua imaginação.

Procure explorar outras fontes de informação para ampliar sua mente

Normalmente, as pessoas tendem a buscar informações, ler artigos e ver reportagens que estão relacionados com a sua área de atuação profissional. E é evidente que esse estudo é necessário e, portanto, nunca deve ser eliminado.

Só que essa prática faz com que o repertório do estilista fique um pouco restrito, com conhecimentos apenas no que se refere ao seu nicho de atuação, no caso, a moda.

Dessa maneira, sugerimos que você busque se informar sobre temas que não estão diretamente ligados ao seu trabalho e que são totalmente diferentes da sua realidade. Os exemplos podem ser: gastronomia, tecnologia, história etc.

Analise os diferentes cenários e possibilidades para ser mais criativo

Uma maneira de estimular a criatividade é analisando cenários e possibilidades fazendo um pequeno ensaio do que pode acontecer. Aqui, a dica é dar asas para a imaginação e ser bastante detalhista nesse exercício.

orçamento Modelle

Para isso, crie um cenário imaginário e, a partir dele, imagine diversas situações hipotéticas derivadas. Por exemplo, divida a equipe em 2 grupos e peça para um time criticar o esboço do projeto, ensaiando possíveis objeções formuladas pelo público consumidor.

Já o outro grupo deverá justamente tecer elogios e reforçar as qualidades das peças, ressaltando os motivos pelos quais são tão interessantes.

A partir desse exercício, será possível até mesmo antecipar problemas futuros e ajustar o que for preciso, ainda na etapa de criação das peças, evitando, assim, que o público-alvo rejeite ou critique a nova coleção.

Busque inspirações em outras culturas e em diferentes tipos de artes

como estimular a criatividade
homem confeccionando peças

As variadas culturas, assim como os diferentes tipos de artes (cinema, música, pintura) que nos cercam, também são excelentes fontes de inspiração na hora de conseguir saber como estimular a criatividade.

Uma dica é escolher uma cultura que seja do seu interesse e mergulhar fundo no levantamento de dados e informações dela, com o objetivo de reunir o máximo de conteúdo.

Ainda nesse sentido, uma proposta interessante seria montar um quadro de inspirações com imagens que representem a diversidade cultural escolhida para, a partir disso, criar as peças.

Escute os feedbacks da equipe para extrair o máximo das inspirações

Não caia no erro de ignorar as ideias e sugestões da equipe de criação, afinal, criar não precisa ser um processo solitário e individual, pelo contrário, reuniões em grupo podem ser bastante eficazes em processos criativos, desde que sejam bem coordenadas.

Para aproveitar ao máximo as inspirações da equipe, é interessante dar voz para todos os envolvidos na etapa de criação e ainda escutar os feedbacks que forem dados.

Com a participação da equipe de maneira harmoniosa, a tendência é que se consiga extrair dali as melhores ideias e os direcionamentos para que a criação das peças seja um verdadeiro sucesso.

Esteja aberta para fazer ajustes e adaptações nas suas próprias ideias

Outra medida diz respeito à postura de quem está liderando o processo criativo, já que essa pessoa será a responsável pela decisão sobre as ideias apresentadas.

É muito importante que o líder seja flexível o suficiente para fazer ajustes e adaptações nas suas próprias ideias, se isso for necessário, ou se ficar evidente que essas mudanças precisam ser realizadas para que as peças fiquem mais atrativas.

Sendo assim, o que é preciso ter em mente é que o apego excessivo às ideias pessoais de cada um não pode ser superior à viabilidade de execução do projeto e nem ao resultado positivo esperado na criação da coleção.

Resumindo, para que todas as ações que foram propostas sejam realizadas com sucesso, é preciso que as pessoas envolvidas deixem de lado suas opiniões e participem ativamente, de maneira aberta e madura, a fim de contribuir para a fluidez do pensamento no processo criativo.

Agora que você já sabe como estimular a criatividade no momento de criação das peças, siga o nosso Facebook e o nosso Pinterest e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.