gestão de fornecedores

Saiba como fazer uma boa gestão de fornecedores na indústria têxtil

Tempo de leitura: 6 min

Uma das principais características de uma empresa que alcançou o sucesso é a boa relação entre todos os seus setores. Sabendo disso, ter uma boa gestão de fornecedores também é extremamente importante para garantir o bom funcionamento da organização.

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Ao oferecer a atenção e os recursos necessários para todos, sem esquecer de um bom investimento com logística, o crescimento e desenvolvimento de uma marca é garantido.

Pensando nisso, reunimos algumas informações para que você possa gerenciar, de forma cada vez mais eficiente, o setor responsável pelo fornecimento de produtos da sua empresa. Continue acompanhando o texto e saiba mais!

Qual a importância da gestão de fornecedores?

Se antes a gestão de fornecedores era considerada uma área de pouca importância dentro de uma empresa, hoje as coisas são diferentes. Com um maior conhecimento do ramo de gestão empresarial, foi percebido que essa é uma ação completamente estratégica para dirigir empresas de pequeno, médio e grande porte.

Isso se deve ao fato de que, gerenciando-os adequadamente, é possível alcançar uma melhor relação custo-benefício em aquisições de produtos e serviços. Desse modo, essa gestão se torna uma das partes essenciais de uma organização, visto que auxilia a:

  • melhorar a competitividade de preços;
  • ter maiores avanços na área da tecnologia;
  • reduzir o tempo médio de reposição de estoque;
  • aumentar o valor percebido dos serviços e produtos.

Portanto, uma empresa que atua em uma parceria saudável com seus fornecedores, preocupando-se com todas as etapas do processo de compra, venda e pós-venda, consegue uma melhor posição no mercado, devido à qualidade do seu produto final, inovação e nível de serviço.

Como fazer a gestão adequadamente?

Agora que você sabe a importância de um bom gerenciamento do abastecimento da sua empresa, deve ter interesse de investir mais nesse setor. Explicamos a seguir como fazer uma gestão de fornecedores adequada ao porte e às necessidades da sua empresa.

A princípio, é preciso ressaltar o quão grande é a competitividade do mercado, especialmente o têxtil. Dessa forma, a parte mais importante de todo o processo é escolher o fornecedor de acordo com a qualidade do produto oferecido, condições comerciais, atendimento pré e pós-venda, o reconhecimento no mercado, entre outros detalhes.

Também é preciso definir a quantidade de fornecedores necessária e por quanto tempo. Para isso, é preciso analisar a demanda, definindo se a parceria será apenas para uma coleção específica ou por prazo indeterminado, com uma rede direta, ou com fornecedores indiretos.

Além disso, deve-se garantir que eles consigam atender a todas as exigências da empresa. Tomadas essas decisões, siga os passos listados abaixo.

Alinhe os processos da empresa junto aos fornecedores

Para criar uma boa relação com os fornecedores é preciso, além de transparência nas ações, confiança. Com ambos os lados trabalhando em busca de uma parceria sólida e de soluções que satisfaçam as duas partes, os processos conseguem se alinhar de forma eficiente.

O processo de alinhamento entre as empresas deve abranger quantidade, tipo de produtos necessários, prazos, preços, forma de entrega etc. Isso tudo para que não haja problemas no decorrer do trabalho e, caso imprevistos aconteçam, tanto você quanto seus fornecedores saibam o que deu errado e estejam prontos para lidar com a situação.

Além disso, é importante ver a própria empresa não apenas como um cliente, mas como uma parceira do fornecedor, assim podendo criar uma relação mais direta. Para isso, é interessante ter um canal de comunicação direta — como um e-mail, aplicativos de chat, ramal etc. —, a fim de tornar o contato mais rápido e prático.

Lembrando também que não é apenas o valor pago pelo material, produto ou serviço que deve ser avaliado, mas sim o custo-benefício. Portanto, analise o que o seu fornecedor tem a oferecer para você e o que o difere dos demais concorrentes. A partir do reconhecimento dos pontos positivos, é mais fácil valorizar a parceria criada.

Planeje as atividades que envolvem os fornecedores

O planejamento é a base de toda ação administrativa de uma companhia. Portanto, monte cronogramas e tabelas com os produtos e seus respectivos prazos de entrega, em parceria com o contratado.

Para manter os planos dentro de sua direção, é fundamental estar sempre em contato com o fornecedor. Isso reforça a necessidade de manter uma boa relação entre as duas partes.

Avalie o desempenho de cada fornecedor

Outra ação muito importante na gestão de fornecedores é a avaliação do seu desempenho. Para que eles mantenham um trabalho excelente, é preciso que atendam a requisitos básicos: bom atendimento, boa relação custo-benefício, agilidade na entrega e capacidade de pesquisa e desenvolvimento.

O atendimento de qualidade durante e após a venda é essencial para uma relação saudável e para um bom diálogo entre ambos os lados. Além disso, o preço pago pelo produto deve estar à altura da sua qualidade, atendendo às especificações recomendadas pela empresa.

O prazo de entrega precisa ser cumprido, estando de acordo com o planejamento da companhia, de modo que não haja atraso na entrega final ao cliente. Por último, contar com fornecedores com boa capacidade de pesquisa e desenvolvimento garante que a sua empresa tenha disponíveis as matérias primas de mais alta tecnologia, em linha com as tendências do mercado.

Como você viu, para aplicar uma gestão de fornecedores eficaz na sua empresa, é preciso levar em conta diversos atributos da companhia fornecedora.

Quando o assunto é indústria têxtil, esse compromisso e qualidade precisam ser redobrados, visto que esse mercado é amplo, com uma quantidade enorme de concorrentes, onde vence aquele que oferece o melhor produto, com o menor preço e no momento certo.

Por essa razão, ao fechar negócio com um novo fornecedor, tenha a garantia de que tudo será entregue no tempo certo e que os produtos estejam sem defeitos, a fim de assegurar a qualidade e a boa reputação de sua empresa.

Agora que você já sabe os principais passos a serem tomados, aplique todas as técnicas com eficiência, de modo que todos os setores da empresa estejam trabalhando em conjunto. Assim, você estará mais próximo de atingir o objetivo de levar a sua marca cada vez mais longe e conquistar o melhor espaço no mercado.

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