Mercado local: veja como entender nichos de mercado ajuda nos negócios

Mercado local: veja como entender nichos de mercado ajuda nos negócios

Tempo de leitura: 4 min

Qualquer empreendimento, principalmente aqueles que pertencem ao mercado local, precisa estar de olho nos nichos de mercado que surgem todos os dias. Mais precisamente, é importante perceber que nicho e segmento de mercado são conceitos diferentes.

Um segmento é muito mais abrangente, como na área da beleza, em que temos cuidados com os cabelos, com o corpo, com a pele e assim por diante. Cada uma dessas vertentes é um segmento. Porém, um grupo de consumidores que busca produtos para cabelo sem químicos agressivos na fórmula compõe um nicho de mercado.

Entender essas diferenças dá ao empreendedor a chance de ser mais competitivo e se destacar dentro de um mercado cheio de concorrentes. Por isso, quanto mais cedo esse nicho for descoberto, melhor para sua marca. Hoje, nós vamos falar sobre o mercado local de confecção de moda íntima, seus nichos e como a pesquisa de mercado pode ajudar nesse processo. Para conferir, prossiga com a leitura.

A moda íntima e os nichos de mercado

O setor de roupas íntimas é um dos mais abrangentes dentro da moda. Isso significa que as chances de encontrar nichos para investir são ainda maiores, o que é extremamente vantajoso para empreendedores de menor porte. Conheça alguns dos nichos que ganharam maior destaque.

Moda íntima plus size

O segmento plus size teve um crescimento notável nos últimos anos. As mulheres que antes tinham dificuldades para encontrar roupas do tamanho adequado agora contam com diversas lojas especializadas.

Com a moda íntima não foi diferente. As peças passaram a trazer características que tornam as lingeries muito mais confortáveis, como sutiãs com sustentação, alças reforçadas, calcinhas mais estruturadas e tudo com muita beleza e sofisticação.

Moda íntima confortável

O conforto se transformou em uma tendência, principalmente quando o assunto é moda íntima. Se a roupa de cima ganhou características mais confortáveis, a de baixo deve ser ainda mais libertadora.

orçamento Modelle

Por esse motivo, as linhas de roupas voltadas ao extremo conforto têm ganhado notoriedade e preferência na vida das mulheres. São calcinhas sem costura, cós alto e largo, sutiãs sem arco, elástico largo e confortável, entre outras características que tornam essas peças essenciais no dia a dia.

Moda íntima sensual

Encontrar lingeries sensuais somente dentro de sex shops é coisa do passado. Essas peças são adoradas pelas mulheres, principalmente quando querem se sentir ainda mais bonitas e poderosas em uma ocasião especial. Nesse nicho, as lingeries têm um recorte mais ousado, detalhes chamativos como rendas e pedras, além de outros elementos especiais não encontrados nas peças do dia a dia.

A pesquisa de mercado e a descoberta de nichos

A pesquisa de tendências de mercado é essencial para descobrir novos nichos, pois a mudança de interesses e o comportamento de compra do consumidor são muito dinâmicos. Para fazer uma boa pesquisa, é preciso decidir qual segmentação de mercado você vai seguir e se ela é baseada em:

  • dados geográficos — localização geográfica dos consumidores;
  • dados demográficos — características populacionais, como faixa etária;
  • segmentação comportamental — hábitos de consumo do público;
  • segmentação psicográfica — características da personalidade do público.

Depois que você souber qual será o foco da pesquisa, é hora de decidir como coletar os dados sobre seu mercado. É possível fazer uma:

  • pesquisa primária — coletar dados por meio de entrevistas, enquetes e questionários diretamente com o consumidor;
  • pesquisa secundária — buscar dados em fontes como o IBGE, internet e órgãos de informação.

A pesquisa primária é mais trabalhosa e, muitas vezes, custa mais caro. Mas, quando bem-feita, traz resultados significativos. Também é importante buscar os dados certos. Ao final, você terá questões esclarecidas e será muito mais simples identificar uma oportunidade de mercado dentro de cada um dos segmentos.

Identificar um nicho em um mercado local requer atenção, mas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. O consumidor está cada vez mais exigente e hoje quem manda no mercado é ele. Invista nessa pesquisa para otimizar a atuação da organização.

Gostou deste post? Para receber mais conteúdos como este, é só assinar nossa newsletter! Até a próxima!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.