WordPress database error: [Table 'blog_modelle.wp_ppress_plans' doesn't exist]
SELECT COUNT(id) FROM wp_ppress_plans WHERE status = 'true'

Estamparia digital em tecidos: o que é e quais as suas vantagens
estamparias digital

Estamparia digital em tecidos: o que é e quais as suas vantagens

Tempo de leitura: 6 min

Se você tem um negócio de confecção de roupas, provavelmente, já passou pela sua cabeça investir em estamparia digital em tecidos, afinal, é importante buscar por novas tecnologias, que otimizem o processo de produção e ainda entreguem cada vez mais qualidade.

Para quem ainda não conhece, a estamparia digital é um processo similar à impressão em uma folha de papel. O desenho é selecionado, e a “impressora” transfere as cores diretamente para o tecido.

Quer conhecer melhor as vantagens de apostar nesse processo? Então, é só continuar acompanhando este post!

O que é estamparia digital?

Diferentemente das técnicas tradicionais, que usam cilindros para transferir uma estampa para o tecido, a estamparia digital conta com uma impressora especial, capaz de desenhar diretamente sobre a superfície do tecido. Nesse caso, você pode apostar em dois tipos de impressora:

  • uma plotter;
  • uma impressora com cabeçote.

A estamparia digital permite a impressão em diversos tecidos, como a poliamida e o algodão, diferente das técnicas tradicionais de sublimação, que permite apenas o poliéster.

O processo de estamparia digital é relativamente simples e é feito em três etapas. Primeiro, é preciso preparar o desenho em um programa de computador de design. Depois, esse desenho é enviado à impressora, que faz a transferência para o tecido.

Por fim, o tecido recebe um acabamento que pode incluir lavagem, vaporização e finalização com secagem própria da indústria têxtil.

O que é preciso para adotar esse processo?

Além de adquirir as impressoras adequadas, você vai precisar de mão de obra qualificada para desenvolver os desenhos em um programa. Ademais, é necessário aprender a manusear a impressora, que pode exigir alguns ajustes, dependendo do tipo de impressão que será realizada.

Para isso, geralmente, a empresa onde você adquire a impressora oferece treinamentos. Você também pode apostar em cursos de qualificação ou, até mesmo, contratar um colaborador que já domine esse processo.

Qual a diferença da estamparia digital e de outros processos?

estamparias digital
 

O método de estamparia rotativa usa cilindros ou matrizes que precisam ser pré-fabricados e utilizados em grande escala. Já a impressora é capaz de fazer tudo em questão de minutos, proporcionando uma flexibilidade enorme, se comparada com esse processo tradicional.

O silk, por sua vez, estampa um tecido por meio de uma tela , pressionando a tinta contra a peça com a ajuda de um rodo. É um processo mais manual — mas que também pode ser feito por máquinas — e é ideal para a produção em pequena escala.

Quais as vantagens desse processo?

Antes de aderir a um processo de estamparia digital em sua confecção, é essencial entender quais são as principais vantagens dessa tecnologia. Uma coisa já podemos adiantar: ela é muito mais flexível que qualquer outro processo desenvolvido até hoje. Veja só!

Você terá muito mais qualidade

Com toda a certeza, a maior vantagem em optar pela estamparia digital de tecidos é a qualidade que se ganha em cada peça. A impressão feita a partir dessa tecnologia é muito fiel à imagem escolhida.

As cores são impressas com alta qualidade no tecido, mesmo quando são usadas diversas tonalidades. Cada tom também se torna mais intenso, comparado a outros métodos de impressão.

resolução é outro ponto que impressiona. A beleza do tecido que é confeccionado digitalmente faz com que ele ganhe muito mais valor no mercado e se destaque diante das outras opções disponíveis.

Você ganhará muito mais tempo

Se você precisa ganhar mais tempo na produção das suas peças, a impressão digital pode ser ótima para o seu negócio. Depois de escolher as estampas que estarão presentes na sua coleção, é só dar início ao processo de impressão.

orçamento Modelle

Você também ganha muito mais autonomia, já que não existem muitos problemas com a limitação de cores, os detalhes ou os efeitos, que poderiam ficar de fora em outros métodos de impressão. Tudo isso agiliza a produção e ainda garante que ela terá a melhor qualidade possível.

Você poderá produzir em grande escala

estamparias digital
                                   

Outra vantagem de apostar nesse processo de impressão é a possibilidade de estampar uma quantidade muito maior de peças para suas coleções, por isso, se você está pensando em aumentar a produção e expandir a sua empresa, uma impressora digital poderá ser essencial.

Essa vantagem também é ideal para estampar aqueles modelos que sempre vendem, e você nunca deixa de produzir. É possível colorir vários metros de tecido e deixá-los disponíveis em estoque, o que facilita a rotina do negócio.

Lembrando que, quem deseja usar o processo digital para produzir grandes quantidades não precisa necessariamente adquirir todo o maquinário, já que pode ser uma opção bem cara.

Uma alternativa é procurar por um terceiro que faça esse trabalho por você com uma prestação de serviço. Assim, você pode ampliar sua atuação sem investir tanto dinheiro de uma só vez.

Você poderá produzir em pequena escala

Se o que você precisa é de uma produção em pequena escala, mas com muita qualidade e tecnologia, não descarte a possibilidade de aderir à estamparia digital.

Você também pode estampar pequenas quantidades de tecido, afinal, a quantidade de material que será produzido no final não interfere em nenhuma etapa do processo.

Você ganhará muito mais liberdade na criação

Nos métodos tradicionais e, principalmente, no método rotativo, existe uma limitação para a estampa. O rapport tolera até 64 cm de desenho, e isso limita a liberdade de criação do designer.

Na estamparia digital, não há esse problema, e o artista poderá criar um desenho de qualquer tamanho.

Você garantirá mais durabilidade à peça

Além de imprimir cores fiéis ao desenho original, o processo digital também garante que a peça tenha um desgaste de cor muito menor, comparado a outros processos.

Isso faz com que ela permaneça mais bonita por muito mais tempo, o que é ótimo para a visibilidade da sua marca diante do seu público.

Você terá um método mais sustentável

O processo de estamparia digital não consome tantos recursos naturais quando comparado a outros métodos, que precisam de água e muito mais energia para gerar resultados. Isso torna essa opção muito mais sustentável, e essa deve ser uma preocupação para qualquer negócio.

No entanto, além da consciência ecológica, você também pode ganhar na economia, já que alguns custos que, antes, eram indispensáveis foram totalmente eliminados. Gastando menos de um lado, você pode investir seu dinheiro em outros quesitos de qualidade e conquistar ainda mais seus clientes.

O que você achou da estamparia digital em tecidos? Sem dúvidas, é um método que enche os olhos pela qualidade que oferece, além da agilidade e da economia.

No entanto, lembre-se de que, antes de aderir a qualquer mudança, é preciso fazer uma boa análise da realidade do seu negócio e deixar que as alterações ocorram no momento mais oportuno. Assim, você preserva a saúde financeira da sua marca e mantém os planos em dia.

Para continuar acompanhando novidades como essas, assine a nossa newsletter e receba tudo por e-mail!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.