mapa-moda

5 dicas essenciais de como estruturar um mapa de coleção de moda

Tempo de leitura: 3 min

O mapa de coleção de moda é um método utilizado para organizar de forma cronológica as etapas necessárias para criação e conclusão de determinada coleção.

Em geral, as fases de estruturação são, além da criação, o desenvolvimento, a produção e as vendas. Montar um mapa de coleção de moda bem estruturado figura como prática importante para conhecer as tendências e preferências do público-alvo. Assim, então, define-se o tema e o objetivo da nova coleção.

Quer saber mais sobre como fazer isso? Então continue acompanhando o artigo: boa leitura!

5 dicas para montar um mapa de coleção de moda

O mito de que para elaborar uma nova coleção é preciso apenas criatividade se encerra aqui. Antes de montar uma obra importante, deve-se ter por trás uma boa metodologia de criação, gerenciando todas as fases com eficiência.

Pensando nisso, separamos cinco dicas para que você chegue ao melhor resultado com o menor esforço. Confira!

1. Criar um cronograma de atividades

Definir um cronograma de atividades consiste em uma ótima sugestão para quando se tem o objetivo de delegar as responsabilidades, deixar os prazos bem definidos, organizar todas as etapas necessárias e preparar a equipe para a criação de uma coleção.

Desse modo, todos os envolvidos ganham tempo, de acordo com o respectivo setor, para realizar orçamentos, comprar e testar os materiais, treinar os colaboradores e desenvolver novas técnicas de vendas.

2. Realizar um pré-planejamento

Para alcançar o sucesso de uma nova coleção, nada como uma pesquisa bem feita anteriormente. Para isso, existe uma etapa que precede o planejamento, na qual é realizado um estudo do mercado da moda.

Isto é, busca-se conhecer as preferências do público alvo, analisar concorrentes e estar por dentro das tendências segundo a estação, das exigências do mercado etc.

orçamento Modelle

3. Definir as características da coleção

Feito o pré-planejamento, chega o momento de escolher quais características a coleção de moda apresentará. Bons exemplos: tons principais, tecidos, modelagens, tendências de estação, entre outros aspectos.

O importante é definir, entre toda a equipe organizadora, as melhores alternativas do mercado. A ênfase deve estar nas peças-piloto, visto que elas funcionam como guia de produção para os demais itens.

4. Criar o mapa de estrutura da coleção

Com todos os passos definidos, é hora de elaborar o mapa de estrutura da coleção. Trata-se do momento de criação de esboços e protótipos dos modelos, delimitando materiais e procedimentos necessários, avaliando obras e riscos.

Geralmente, nessa fase é confeccionada uma cartela para cada uma das categorias, a fim de ter uma visão mais ampla da coleção.

5. Analisar possíveis erros e propor melhorias

Com o mapa de coleção pronto, é importante também analisá-lo criteriosamente, buscando detectar possíveis erros e realizar correções e adaptações em tempo hábil.

É fundamental que toda a equipe participe dessa etapa, de modo que todos possam propor melhorias e que saibam orientar devidamente os setores responsáveis pela produção e venda.

Após essa fase, inicia-se o período de divulgação do lançamento dos produtos. Com tudo pronto, basta aguardar o resultado, na certeza de que os passos essenciais para garantir o sucesso foram cumpridos.

Conforme observamos, estruturar um mapa de coleção de moda exige planejamento prévio de todas as etapas. A grande meta é assegurar que o conjunto de peças ficará qualificado e de acordo com a essência proposta na coleção.

E aí, curtiu o post? Aproveite e conheça também as tendências de cores para a moda praia do verão de 2019!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.