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Como calcular margem de lucro no mercado da moda? Descubra!
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Como calcular margem de lucro no mercado da moda? Descubra!

Tempo de leitura: 3 min

Ser empreendedor no mercado da moda exige uma série de questões. É necessário encontrar um nicho, ter um produto diferenciado, apostar na qualidade e na satisfação do cliente, acertar no marketing. Entretanto, nada adianta se você não souber como calcular margem de lucro. É necessário equilibrar a gestão financeira e assegurar lucratividade suficiente para que o negócio possa prosperar.

Apesar de ser primordial para garantia da competitividade, calcular margem de lucro é uma dúvida comum que acomete muitos empreendedores, independentemente do tamanho do negócio. Por isso, vamos explicar agora o que você precisa considerar na hora de definir quanto seu produto vai custar para seu consumidor. Confira!

Quais são os tipos de lucro?

Antes de mais nada, é necessário entender que existem dois tipos de lucro: o líquido e o bruto. Por isso, existem também duas margens, a de lucro líquido e a de lucro bruto. Mas o que quer dizer cada uma delas?

A margem de lucro líquida é feita justamente em cima do lucro líquido — resultado da receita total menos o custo da mercadoria e as despesas. No cálculo, entram impostos, custeio de funcionários e contas em geral como luz, água, telefone etc. Já a margem de lucro bruta considera o resultado da receita total menos o custo do produto.

Como calcular margem de lucro corretamente?

A maneira mais simples de calcular a margem de lucro líquida é por meio da seguinte fórmula:

 Margem líquida = Receita líquida – (Custos + Despesas) X 100/ Receita líquida

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Por que calcular?

Saber como calcular a margem de lucro é imprescindível em qualquer mercado e, no da moda, não seria diferente. É necessário que o empreendedor tenha dados claros para poder tomar decisões de maneira consciente e que de fato tornem o negócio cada vez mais rentável.

A margem de lucro mostra, por exemplo, qual é a situação financeira da empresa, se os números estão correspondendo às expectativas e necessidades do empreendedor, que tipo de despesa pode ser cortada, em que é preciso investir e muitas outras informações vitais para a boa gestão.

É importante conhecer a margem de lucro esperada para o setor de atuação e conferir se os números batem com os da sua empresa. Dessa forma, é possível obter diferencial competitivo na medida em que ações podem ser tomadas mais rapidamente.

No mundo dos negócios, tempo é dinheiro e quanto mais você demorar para perceber uma possível falha, mais prejuízo obterá. Na contramão, caso sua empresa esteja mantendo desempenho acima da média do setor, é sinal de que você pode aumentar os investimentos e ajustar as expectativas para fazer o negócio deslanchar de vez.

Conforme mostramos ao longo do texto, saber como calcular margem de lucro é uma das principais atribuições do empreendedor. Se você não tem facilidade com números e gestão financeira, pode solicitar auxílio especializado ou mesmo softwares específicos.

O importante é conhecer, de fato, o desempenho dos seus produtos e analisá-lo com outros índices primordiais, como volume de vendas, receita total da empresa, etc., para garantir que seu negócio tenha a saúde financeira que precisa para prosperar.

Ficou com dúvidas sobre como calcular margem de lucro no mercado da moda ou quer dividir conosco alguma experiência que teve com um produto? Deixe um comentário no post e entre para a conversa!

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2 Comentários

  1. Boa Tarde
    Achei muito interessante este post, mas ainda fiquei com duvida de como calcular. Vocês poderiam me ajudar?
    * “margem de lucro bruta considera o resultado da receita total menos o custo do produto”. Neste caso o custo do produto seria MO+MP?
    * Pode definir o que é a receita liquida? ( No meu entendimento é minha receita total menos custos e despesas) Mas se é isso mesmo então na conta que vocês passaram eu não estaria descontando 2 vezes os custos e despesas?
    Fico no aguardo, desde já agradeço,

    1. Boa tarde Tânia, tudo bem?
      Muito interessante o seu questionamento. Vamos retomar os dois conceitos de margem bruta e margem líquida:
      A margem bruta contempla o resultado da conta ‘receita (vendas) – CPV’ (custo do produto vendido, que é MO direta + MP, conforme você colocou acima). Como esta conta considera apenas a receita e os custos de produção, as despesas ficam de fora.
      Já a margem líquida será apurada considerando, além dos custos diretos de produção, as despesas – equipe de vendas, comissões, impostos, frete, dentre outros, e os custos fixos: aluguel, telefonia, etc.
      Desta forma, pode-se dizer que na margem bruta desconta-se apenas os custos diretos, e na margem líquida considera-se também as despesas de venda e custos fixos.
      Esperamos ter conseguido esclarecer as suas dúvidas. Qualquer coisa, por favor nos escreva que teremos prazer em ajudar.

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