Confira 5 dicas para fazer o planejamento de uma coleção de moda!

Confira 5 dicas para fazer o planejamento de uma coleção de moda!

Tempo de leitura: 3 min

Iniciar uma coleção de moda é um processo que depende de um planejamento para gerar bons frutos. As tendências mudam com muita rapidez e o que foi confeccionado — quando não é vendido — dificilmente pode ser reaproveitado.

Lançar coleções que não vendem gera um impacto muito grande para qualquer marca, tanto no âmbito financeiro como no posicionamento de mercado.

É claro que um planejamento de coleção de moda conta com uma série de ferramentas que minimizam as chances de erro e melhoram o desempenho de vendas. Quer aprender mais sobre essas ferramentas? Então acompanhe esse post!

1. Pesquise as tendências

Todo planejamento de coleção deve se iniciar com uma pesquisa. O que será pesquisado depende do histórico da empresa.

Se você já costuma buscar informações sobre o perfil do seu público-alvo periodicamente é possível usar esses dados como repertório.

Quem está começando, no entanto, deve buscar conhecer as preferências do consumidor da forma mais completa possível.

Outro tipo de pesquisa muito importante nesse momento é o de tendências. A moda é muito influenciada por ela e, por mais que uma marca tenha sua identidade própria, é preciso caminhar com a cultura e o comportamento contemporâneos.

2. Defina o tamanho e estilo da coleção

Uma coleção de moda pode ser grande ou pequena, e pode até mesmo ser lançada aos poucos. Isso precisa ser definido para que haja uma organização na produção, que depende da capacidade da confecção, do tipo de roupa produzida, do período de compras e assim por diante.

É importante também definir o estilo da coleção. Uma forma prática é estabelecer uma quantidade de peças que traduza a identidade da marca e outra quantidade que traga tendências e novidades. Isso gera mais equilíbrio e minimiza as chances de a coleção não agradar por completo.

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3. Faça um levantamento com os fornecedores

Uma boa coleção também depende diretamente dos fornecedores. A matéria prima de qualidade alinhada com os objetivos da marca e com entrega pontual é essencial para que não haja erros, atrasos e problemas.

Faça um levantamento com seus fornecedores o quanto antes. O ideal é sempre manter uma relação próxima no decorrer do ano. Desse modo, é possível trocar ideias e saber o que está reservado para as próximas estações.

4. Tenha um quadro de inspiração

Elementos visuais são muito bem-vindos na hora de criar uma coleção. Com as informações sobre o público-alvo e sobre tendências e com a definição da identidade da marca em mente você consegue conceber os elementos que servirão de inspiração para a criação das peças.

Crie um mural dinâmico e coloque nele imagens, recortes, cores e qualquer elemento que traduza aquilo que você quer levar para as peças.

É bacana que haja um conceito que some todos os elementos que você levantou até aqui. Isso ajuda a criar uma identificação com seus compradores.

5. Desenhe os croquis

Os croquis precisam ser bem elaborados, pois serão consultados a todo momento durante a confecção. Tenha dois desenhos de cada peça, sendo um o esboço dinâmico e outro um desenho com medidas e visualização mais racional.

Adicione tudo que é relevante no desenho: cores, estampas, texturas, efeitos, materiais, formas, volume, tipo de costura. Esse será o mapa para que as peças sejam fiéis ao planejamento, então não economize nos detalhes.

O planejamento de coleção de moda jamais pode ser deixado de lado. Por mais experiência que se tenha é muito importante que haja um estudo de mercado e um planejamento bem detalhado antes de iniciar qualquer processo de produção. O sucesso da marca depende disso. Por isso, organize-se para colher ótimos frutos.

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2 Comentários

  1. Gostei muito das 5 dicas

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