Como a avaliação de fornecedores ajuda na assertividade da coleção?

Como a avaliação de fornecedores ajuda na assertividade da coleção?

Tempo de leitura: 6 min

Escolher um parceiro que forneça suprimentos para sua marca vai muito além de procurar por aquele que oferte o melhor preço. A avaliação de fornecedores deve fazer parte da estratégia da empresa, uma vez que vários processos serão afetados por ela.

A qualidade do produto, seu posicionamento no mercado, sua capacidade de inovação e distribuição são alguns pontos diretamente impactados pela escolha dos fornecedores, por isso, é preciso dedicar um tempo avaliando as opções.

Para te ajudar, nós da Modelle explicamos o que você deve levar em consideração na hora de escolher seus fornecedores. Confira no post completo!

Afinal, como escolher um fornecedor para seu negócio?

Antes de fazer a sua gestão de fornecedores, é preciso decidir quais tipos de material serão armazenados em estoque e quais deles serão entregues diretamente após uma venda, de acordo com uma demanda — processo também conhecido como atendimento “just in time”.

Isso vai te ajudar a filtrar os fornecedores que trabalham da maneira que você precisa e servir como pontapé para sua avaliação. Depois, existem outros indicadores que devem fazer parte do planejamento. Conheça alguns!

Avaliação de qualidade

A qualidade é um item indispensável para qualquer tipo de produto e principalmente para as confecções. Ela garante boas vendas e é essencial em todo o processo de fidelização do cliente. Lembrando que existem diversos níveis de qualidade, desde a mínima exigida até o mais alto padrão.

Essa escolha vai depender do tipo de público que você quer atingir e também da variedade com que pretende trabalhar, já que alguns produtos mais simples não oferecem uma grande liberdade de modelos, por exemplo.

Capacidade técnica

Outro ponto importante na escolha dos fornecedores é a capacidade técnica ofertada por cada um. Antes de se deixar atrair por um preço mais baixo, procure conhecer a tecnologia empregada nos processos e veja se ela se adequa a seus objetivos.

Nesse caso, um fornecedor que trabalhe com variedade é um ponto muito positivo para que você possa crescer, melhorando seus produtos a cada dia, oferecendo diferentes linhas, sem precisar desfazer a parceria.

Capacidade produtiva e prazos

Uma questão crucial entre a parceria de uma empresa com seus fornecedores é o cumprimento de prazos. Todos os setores se preocupam com datas, mas para o ramo têxtil, é essencial seguir o cronograma de lançamento das coleções.

E não são raros os episódios de atraso na entrega de suprimentos. Por isso, é muito importante procurar uma empresa que se comprometa com os prazos e, principalmente, seja realmente capaz de produzir a demanda acordada.

Também é fundamental compreender que, sem um bom diálogo entre a empresa e o parceiro, será mais fácil que aconteçam erros e atrasos, pois é improvável encontrar um fornecedor que vai se adequar 100% a seu processo produtivo.

O ideal a se fazer é conhecer de perto o processo produtivo de seu parceiro e fazer com que ele entenda totalmente o seu, para que juntos possam tornar os prazos mais flexíveis e viáveis e alinhar os processos de forma benéfica para todos.

Para isso, o fornecedor deve estar aberto a ouvir e conhecer sua empresa. Assim, fica muito mais fácil planejar as compras futuras e ajustar os processos, mantendo um bom relacionamento com os parceiros e nutrindo expectativas de acordo com o combinado.

orçamento Modelle

Nível de confiabilidade

Nem sempre é possível prever se um fornecedor será bom para sua confecção, mas há alguns indicadores de confiabilidade que aumentam as chances de sucesso, tornando-se essenciais para sua decisão.

O primeiro é o tempo de experiência da empresa no mercado. Um fornecedor que está há bastante tempo no setor conhece bem o produto, pode te dar informações mais claras e completas, além de, possivelmente, ter mais soluções.

Outro indicador importante é a reputação no mercado. Um parceiro que não cumpre prazos e outros acordos não terá como manter uma imagem positiva, essa informação pode estar em sites como o Sindec ou até mesmo em comentários de redes sociais.

Avaliação do preço

Um preço baixo é bem convidativo, mas você não deve guiar sua decisão a respeito dos fornecedores com base no valor, principalmente quando se trabalha com linhas de maior qualidade e exclusividade.

O ideal é que o fornecedor pratique um preço competitivo e compatível com o mercado, atendendo a todas as suas necessidades e cumprindo com as questões acordadas.

Logo, você não deve aceitar um preço acima da média apenas porque considera isso um sinônimo de segurança. O ideal é fazer um bom levantamento de valores, analisar algumas opções e procurar entender qual o diferencial oferecido por cada uma.

Atendimento no pós-venda

Sua compra não termina quando o produto é entregue. Nessa etapa, inicia-se a importante fase do pós-venda, que é fundamental tanto quanto todo o processo percorrido até então.

É essencial poder contar com a empresa caso você enfrente algum problema, para que ele possa ser resolvido o quanto antes.

Isso também mostra o quanto a fornecedora é comprometida com o sucesso do trabalho, com suas impressões e expectativas. Já é um sinal de que ela procura aprimorar seus serviços para atendê-lo cada vez melhor.

Como a avaliação de fornecedores ajuda na assertividade da coleção?

Como você pode observar, a escolha dos fornecedores afeta diretamente todas as fases de produção na sua confecção, desde a qualidade do produto final e sua liberdade para criar novas modelagens, até a capacidade de distribuição e posicionamento de mercado.

Isso quer dizer que, ao fazer uma boa seleção dos parceiros para sua empresa, você garante o aumento da sua vantagem competitiva em relação a outras confecções, oferecendo qualidade, preço justo, variedade e comprometimento com os prazos de entrega.

Existem outras vantagens que você consegue conquistar ao realizar uma boa avaliação dos fornecedores, como exemplo:

  • conhecer as novidades e tendências do mercado com antecedência;
  • ter um parceiro que se preocupa com as preferências do consumidor;
  • poder alinhar seus objetivos com os produtos ofertados com mais facilidade;
  • melhorar o seu mix de produtos;
  • fugir de problemas com reposição de estoque;
  • poder contar com uma empresa comprometida a resolver possíveis problemas;
  • estar alinhado com as tendências de moda.

A avaliação de fornecedores é uma importante etapa do planejamento da sua empresa, e fazendo as escolhas certas será muito mais fácil alcançar o sucesso em cada coleção.

Lembre-se de que o seu estoque têxtil representa todo o investimento financeiro revertido em produtos, que precisa retornar ganhos monetários e um bom posicionamento no mercado.

Se você ainda não conhece os produtos da Modelle, confira todas as nossas linhas em nosso site! Entre em contato e tire suas dúvidas!

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