Veja dicas sobre como vender mais no Natal!
Quem trabalha com vendas conhece a importância das datas comemorativas para movimentar o caixa. Quando o fim do ano chega, a expectativa aumenta ainda mais, com todos os presentes e comemorações da época. Por isso, você deve aproveitar para conseguir vender mais no Natal.
Além de aumentarem o lucro, essas datas podem ser aproveitadas para conquistar novos clientes e garantir a fidelização deles no ano que está por vir. Sendo assim, é importante que você esteja preparado antes mesmo de as comemorações se aproximarem.
Quer saber o que você pode fazer para vender mais no Natal? Então acompanhe as dicas deste post!
Organize-se com antecedência
Os empreendedores sabem bem como tudo fica mais complicado no fim do ano. É difícil encontrar bons prazos de entrega, diversidade de matéria-prima, pessoas e recursos para resolver problemas.
Em contrapartida, a demanda aumenta e essa é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. Isso quer dizer que, para evitar aborrecimento, é recomendável que você comece a se preparar para as vendas de fim de ano com antecedência.
Faça uma previsão de vendas, encomende material com antecedência e contrate mais pessoas temporariamente se for necessário.
Saiba criar expectativa
Se você deixar para fazer suas ofertas de fim de ano nos últimos dois meses do ano, as chances de perder oportunidades aumentam. Isso porque existem milhões de estabelecimentos que também precisam vender.
Para se destacar, aprenda a criar expectativa em seus clientes. Divulgue tudo o que faz parte da sua estratégia: preços melhores, promoções, novidades ou lançamento de coleção. Isso aumenta o senso de urgência nas pessoas e é ótimo para o seu negócio.
Use as redes sociais
As redes sociais são canais com um grande potencial para divulgar qualquer produto, por isso, você não deve perder essa oportunidade.
Invista na divulgação por esses meios, mas lembre-se de procurar por aqueles que trazem um resultado real. Nem toda rede social é adequada para divulgar o seu produto.
É importante usar imagens e fotos de qualidade, colocando o produto de verdade para aparecer na tela. Também é muito importante responder as mensagens e tirar as dúvidas das pessoas que entram em contato com você.
Use a emoção da época
Todo produto oferece muito mais do que sua função primária. Um carro ajuda com o deslocamento, mas também pode ser sinônimo de conforto, segurança e poder. Uma roupa veste um corpo, além disso cria personalidade e estilo.
No fim do ano, existem alguns apelos mais tradicionais, que envolvem emoção e confraternização. Presentear pessoas que amamos, curtir momentos felizes, viajar e ter momentos inesquecíveis, por exemplo.
Saber encaixar seus produtos nesse apelo é fundamental nesse período, afinal, existem os mais variados tipos de produtos concorrendo com os seus e lutando para serem escolhidos.
Faça promoções especiais
Todo mundo gosta de uma boa promoção e nessa época não é diferente. Os consumidores priorizam quem faz a melhor oferta, pois são muitas pessoas para presentear e uma ajudinha é muito bem-vinda.
Você não precisa fazer promoções que diminuam tanto o preço final, mas pode realizar sorteios, oferecer kits para presente ou até mesmo condições especiais de pagamento. Tudo depende da estratégia do seu negócio.
Todas as áreas acabam se beneficiando das festas de fim de ano, entretanto, conhecer o cliente é essencial se você quer vender mais no Natal. Assim, fica muito mais fácil entender o que o motiva e o que faz com que ele prefira você em vez de outros.
Você tem alguma dica especial sobre como vender mais no Natal? Deixe um comentário contando pata a gente!