estoque têxtil

Gestão de estoque têxtil: Como fazer de maneira correta

Tempo de leitura: 3 min

Uma das áreas que mais precisa de atenção dentro de um negócio e que costuma ser negligenciada por muitos empreendedores é o estoque. Todo o material acumulado em uma sala nada mais é que dinheiro convertido em matéria-prima.

Isso quer dizer que qualquer sinal de desorganização ou falta de controle pode resultar em perda financeira para o negócio. Quem tem um estoque têxtil precisa conhecer as particularidades do armazenamento desse tipo de material para conseguir fazer o melhor trabalho possível.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, leia o post completo!

Faça uma ficha técnica para suas peças

Independentemente do porte da sua confecção, da quantidade de coleções que você lança ao ano ou do montante de vendas que costuma fazer, é muito importante elaborar uma ficha técnica para cada modelo desenvolvido.

Nessa ficha você deve reunir todas as informações sobre os materiais que são usados para dar vida ao modelo que está no papel. Assim, é possível saber quantos metros de cada tecido são necessários para produzir cada peça, assim como os acessórios correspondentes.

Isso facilita muito a gestão do seu estoque, já que você não precisará mais imaginar o que comprar e quanto comprar. Ter uma ficha também evita que você chute alto demais e acabe com um estoque cheio de insumos que não serão úteis.

Tenha controle das movimentações

Um dos maiores erros dos empreendedores — e que costuma custar dinheiro — é fazer o controle do que entra e sai do estoque usando a memória. É impossível acompanhar qualquer coisa assim, principalmente se outras pessoas têm acesso ao que está guardado no local.

Se você não quer perder dinheiro à toa, comece a controlar as movimentações do estoque hoje mesmo. Você pode implementar um programa voltado ao controle de estoque no seu negócio. Se isso ainda não for possível, considere criar uma planilha.

orçamento Modelle

Sempre que houver compras de novos materiais, você deve ter isso registrado. Quando algum desses insumos for usado, anote. Isso ajuda a saber quando é necessário fazer uma nova compra, quando tem alguma coisa sobrando e quando você está desperdiçando demais.

Use o relatório de vendas a seu favor

Uma das melhores formas de economizar dentro de um negócio, oferecendo qualidade e aumentando o lucro, é diminuir o custo com a compra de materiais. Sabemos que não é uma tarefa tão fácil, mas se você usar um relatório de vendas esse objetivo pode ser alcançado.

Analise seus carros-chefe de vendas. Eles sempre vão precisar de mais matéria-prima, não é mesmo? Então, vale a pena comprar uma grande quantidade desses materiais e deixá-los estocados.

Comprando em volume maior você consegue barganhar e ganhar mais desconto entre os fornecedores. Além disso, garante que seu campeão de vendas nunca ficará ameaçado por falta de material.

Adote o inventário no estoque têxtil

Mesmo com o controle regular dos seus produtos, você não está imune a erros. Por isso, o ideal é que faça um inventário periódico. Pode ser a cada trimestre ou a cada semestre — tudo depende do tamanho do seu negócio.

O que você precisa fazer é um levantamento detalhado do que está guardado e confrontar com o seu controle diário. Isso ajuda a analisar se o monitoramento é feito da maneira correta e se os números são muito diferentes.

Não se desespere se ele não estiver fiel ao controle do dia a dia. Lembre-se de que essa é uma ferramenta para ajudar você a identificar erros. Então, faça uso dela para corrigir qualquer problema.

E você? Costuma fazer a gestão do seu estoque têxtil com regularidade? Se essa prática ainda não faz parte da rotina do seu negócio, comece hoje mesmo! Talvez seja o diferencial que precisa para melhorar a saúde financeira e organizacional da sua confecção.

Já segue o nosso perfil nas redes sociais? Não perca mais tempo! Estamos no Instagram, Facebook e Linkedin!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

2 Comentários

  1. Olá

    PARABÉNS PELO SITE E AGRADEÇO O QUÃO UTIL ELE FOI.

    GOSTARIA DE SABER SE PODEM INDICAR UM SITE, UM EXEMPLO, OU MODELO DE PLANILHA PARA CONTROLAR ESTOQUE, Q UNTE AS INFORMAÇOES DE UM O MAIS VENDEDORES EM PAISES OU CIDADES DIFERENTES?

    DESDE JA AGADEÇO A ATENÇÃO!

    1. Olá Lailma, tudo bem?
      Obrigado pelo feedback, ficamos felizes em poder ajudar!
      Quanto às planilhas, você pode utilizar um sistema de gestão e ERP para micro e pequenas empresas. Existem soluções simples, como o Bling, por exemplo, que requerem um investimento mensal baixo (a partir de 25 reais), além de um período de testes sem custo.
      Neste tipo de sistema você faz o cadastro dos vendedores, dos pedidos, produtos e controle de estoque.
      Qualquer dúvida, não deixe de escrever.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.