Mercado local: veja como entender nichos de mercado ajuda nos negócios
Qualquer empreendimento, principalmente aqueles que pertencem ao mercado local, precisa estar de olho nos nichos de mercado que surgem todos os dias. Mais precisamente, é importante perceber que nicho e segmento de mercado são conceitos diferentes.
Um segmento é muito mais abrangente, como na área da beleza, em que temos cuidados com os cabelos, com o corpo, com a pele e assim por diante. Cada uma dessas vertentes é um segmento. Porém, um grupo de consumidores que busca produtos para cabelo sem químicos agressivos na fórmula compõe um nicho de mercado.
Entender essas diferenças dá ao empreendedor a chance de ser mais competitivo e se destacar dentro de um mercado cheio de concorrentes. Por isso, quanto mais cedo esse nicho for descoberto, melhor para sua marca. Hoje, nós vamos falar sobre o mercado local de confecção de moda íntima, seus nichos e como a pesquisa de mercado pode ajudar nesse processo. Para conferir, prossiga com a leitura.
A moda íntima e os nichos de mercado
O setor de roupas íntimas é um dos mais abrangentes dentro da moda. Isso significa que as chances de encontrar nichos para investir são ainda maiores, o que é extremamente vantajoso para empreendedores de menor porte. Conheça alguns dos nichos que ganharam maior destaque.
Moda íntima plus size
O segmento plus size teve um crescimento notável nos últimos anos. As mulheres que antes tinham dificuldades para encontrar roupas do tamanho adequado agora contam com diversas lojas especializadas.
Com a moda íntima não foi diferente. As peças passaram a trazer características que tornam as lingeries muito mais confortáveis, como sutiãs com sustentação, alças reforçadas, calcinhas mais estruturadas e tudo com muita beleza e sofisticação.
Moda íntima confortável
O conforto se transformou em uma tendência, principalmente quando o assunto é moda íntima. Se a roupa de cima ganhou características mais confortáveis, a de baixo deve ser ainda mais libertadora.
Por esse motivo, as linhas de roupas voltadas ao extremo conforto têm ganhado notoriedade e preferência na vida das mulheres. São calcinhas sem costura, cós alto e largo, sutiãs sem arco, elástico largo e confortável, entre outras características que tornam essas peças essenciais no dia a dia.
Moda íntima sensual
Encontrar lingeries sensuais somente dentro de sex shops é coisa do passado. Essas peças são adoradas pelas mulheres, principalmente quando querem se sentir ainda mais bonitas e poderosas em uma ocasião especial. Nesse nicho, as lingeries têm um recorte mais ousado, detalhes chamativos como rendas e pedras, além de outros elementos especiais não encontrados nas peças do dia a dia.
A pesquisa de mercado e a descoberta de nichos
A pesquisa de tendências de mercado é essencial para descobrir novos nichos, pois a mudança de interesses e o comportamento de compra do consumidor são muito dinâmicos. Para fazer uma boa pesquisa, é preciso decidir qual segmentação de mercado você vai seguir e se ela é baseada em:
- dados geográficos — localização geográfica dos consumidores;
- dados demográficos — características populacionais, como faixa etária;
- segmentação comportamental — hábitos de consumo do público;
- segmentação psicográfica — características da personalidade do público.
Depois que você souber qual será o foco da pesquisa, é hora de decidir como coletar os dados sobre seu mercado. É possível fazer uma:
- pesquisa primária — coletar dados por meio de entrevistas, enquetes e questionários diretamente com o consumidor;
- pesquisa secundária — buscar dados em fontes como o IBGE, internet e órgãos de informação.
A pesquisa primária é mais trabalhosa e, muitas vezes, custa mais caro. Mas, quando bem-feita, traz resultados significativos. Também é importante buscar os dados certos. Ao final, você terá questões esclarecidas e será muito mais simples identificar uma oportunidade de mercado dentro de cada um dos segmentos.
Identificar um nicho em um mercado local requer atenção, mas é essencial para o sucesso de qualquer negócio. O consumidor está cada vez mais exigente e hoje quem manda no mercado é ele. Invista nessa pesquisa para otimizar a atuação da organização.
Gostou deste post? Para receber mais conteúdos como este, é só assinar nossa newsletter! Até a próxima!