Quer montar uma confecção de lingerie? Descubra agora por onde começar!

Quer montar uma confecção de lingerie? Descubra agora por onde começar!

Tempo de leitura: 6 min

Abrir uma confecção de lingerie pode ser uma ótima possibilidade para quem deseja empreender com sucesso. Isso se deve, principalmente, ao fato de o mercado ser bastante aquecido.

Um estudo da IEMI Levantamento de Mercado demonstrou que o gasto médio dos consumidores subiu 20%, desde 2015, o que indica um bom aumento da procura de produtos de moda íntima no mercado. O valor passou de R$106,00 para R$127,00 anualmente. Além disso, a média de compras aumentou de 5,2 para 5,5 vezes ao ano.

Outros pontos estabelecem que o pedido médio saltou de 3,5 para 3,9 peças e as aquisições ocorrem a cada dois meses para 32% das consumidoras. Tudo isso demonstra que o setor está cada vez mais promissor, tornando o segmento um ótimo terreno para o empreendimento.

Mas como inaugurar a sua confecção de lingerie da forma adequada? Veja dicas para colocar em prática!

Conheça as normas técnicas para a confecção

Para garantir um resultado de qualidade, há algumas normas específicas que determinam como o setor deve atuar. Há, por exemplo, as que são referentes aos tecidos, como em relação à sua composição e a formas de tratamento.

Há, ainda, as normas que estabelecem padrões para a coloração, bem como para o cuidado com a resistência. Assim, é possível garantir um uso adequado e que atende às expectativas.

Não menos importante, existem regras específicas sobre o processo de confecção, em si. A intenção é determinar padrões mínimos de durabilidade. Entre as principais, estão:

  • NBR 10589: estabelece como medir a largura do tecido, de modo a conseguir resultados precisos;
  • NBR 12744: prevê a classificação das fibras têxteis;
  • NBR ISO 105-A01 a NBR ISO 105-X12: determinam os ensaios da solidez da cor em vários cenários;
  • NBR 12005: semelhante à anterior, mas voltada para a orientação sobre a medição do comprimento;
  • NBR 13378: estabelece quais são os defeitos mais comuns em tecidos planos;
  • NBR 13175: voltada para falhas em malhas, entre outras.

Também há normas específicas para elementos de algodão, filamentos têxteis, não-tecido, versões de malha, aviamentos e itens relacionados. Ao conhecer todas as definições, é possível planejar uma linha de produção mais adequada.

Saiba escolher os tecidos

A decisão sobre quais tecidos utilizar tem total influência nos resultados e na qualidade das peças. Primeiramente, é preciso selecionar materiais que permitam que a pele respire, bem como os que garantem toque macio. A forma como eles vestem, portanto, é fundamental.

Também é válido pensar em questões como tingimento e acabamento. Para peças delicadas, a renda é indispensável. Já o tule tem que ser bem resistente e agregar valor à peça.

Não menos importante, a moda íntima conta com a necessidade de bojo. Peças discretas exigem versões finas, enquanto as estruturadas pedem uma alternativa voltada para altas gramaturas.

Ainda é crucial pensar em qualidades como a dificuldade para amassar e a facilidade de limpeza. Com boas decisões, é possível estruturar as peças para garantir a melhor experiência.

Entenda como estocar os tecidos

O estoque de uma confecção de lingerie é outro ponto que precisa de atenção. Afinal, é esse setor que garante que haja matéria-prima suficiente para a linha de produção.

A falta de cuidado nesse sentido, por outro lado, gera vários problemas. O desabastecimento é o primeiro, mas também há as perdas de materiais. Podem ocorrer diversos comprometimentos às fibras, o que dá origem a resultados negativos.

orçamento Modelle

É importante, por exemplo, que o ambiente esteja protegido da umidade para evitar fungos e manchas. Os materiais também não podem entrar em contato com sujeiras e nem com a exposição solar direta.

Além de tudo, deve-se tomar cuidado com a forma de enrolar as peças. Sem a atenção necessária, podem ser formados vincos que inutilizam parte dela ou todo o tecido.

Portanto, é fundamental contar com um espaço protegido e seguro, além de um bom gerenciamento. Ao fazer inspeções regulares e manter o nível de matérias-primas dentro do valor adequado, é mais fácil obter bons resultados.

Descubra as normas para etiquetar itens

Depois de fabricar os produtos, a confecção de lingerie também tem que se preocupar com a etiquetagem. Esse elemento é muito importante para que as clientes saibam como realizar a lavagem e garantir a durabilidade e a qualidade. Trata-se, portanto, de algo indispensável para a satisfação.

Além de tudo, há algumas disposições específicas. Com o objetivo de normalizar os símbolos e de garantir as informações necessárias, foram estabelecidas regras que também devem ser seguidas.

A principal delas é a NBR NM ISO 3758. Até chegar à versão atual, passou por várias atualizações e recebeu diversos nomes. A revisão mais recente estabelece o sistema de símbolos para artigos têxteis.

Adotada também pelo Mercosul, ela ajuda o consumidor a identificar os cuidados e especifica quais são os danos irreversíveis no caso de certas ações. Outra boa referência sobre o assunto é a Resolução nº 2, do CONMETRO, que estabelece a normalização do processo para o setor.

Tenha noções de marketing

Até aqui, os pontos para montar uma confecção de lingerie ajudam a garantir a operação adequada. Diante desses cuidados, é possível produzir peças dentro do planejamento e das necessidades da marca. A partir de agora, é fundamental fazê-la ser conhecida no mercado.

O marketing é o componente essencial e, por isso, vale a pena ter algumas noções sobre o tema. Desenvolver uma identidade visual para o negócio, por exemplo, é o primeiro passo. Também é importante ter uma presença digital, como criar um site com as principais informações, catálogo e meios de contato.

Ainda na internet, há a possibilidade de usar as redes sociais. A maioria é gratuita e é possível se comunicar diretamente com o público. Também há como patrocinar publicações para aumentar o alcance e levar o empreendimento a um novo nível.

Considere as ações de divulgação local. Banners, folhetos ou outdoors ajudam a atrair o público. Se a intenção for conquistar os distribuidores, vale a pena participar de eventos específicos do setor, de modo a gerar novos contatos e criar oportunidades de venda.

Para montar uma confecção de lingerie, é fundamental conhecer desde as normas até as dicas para conseguir destaque no mercado. Ao colocar essas ações em prática, você tem a chance de começar esse negócio com o pé direito.

Com uma ampla linha de produtos e rigorosos padrões de qualidade, a Modelle poderá ser a sua parceira em soluções do mercado têxtil. Afinal, é importante contar com fornecedores de confiança e alto nível, que cuida de cada peça como se fosse única.

Para obter as melhores matérias-primas, entre em contato com a Modelle e descubra como podemos ajudar!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

20 Comentários

  1. Gostei da informação, estou querendo fabricar lengerie moro em Salvador e aqui não tem lugar para comprar em conta é todo caro

    1. Olá Mozanita, tudo bem? Que legal que você quer empreender neste mercado.

      Ficamos à disposição para lhe enviar um orçamento sem compromisso 😉

  2. Gostaria de saber qual aparelho devo comprar pra colocar elástico em calcinha na máquina galoneira industrial?

    1. Olá Sandra!
      Tudo bem?
      No momento, não trabalhamos com este tipo de peça para poder responder sua dúvida.
      Obrigada!

  3. Olá,
    Desenvolvi uma coleção de lingeries que gostaria de fabricar. Vocês sabem me dizer se existem fábricas que produziriam a minha coleção?
    Muito Obrigada!

    1. Oi Martina!
      Tudo bem?
      Não temos nenhuma indicação no momento.
      Obrigada!

    2. A minha empresa pode fabricar a sua coleção, me chamo Priscila, meu whatsapp é (31)9 8774-7097

  4. Olaa!!!
    Vou iniciar no ramo de lingerie e queria saber onde comprar rendas , elásticos, bojo e tudo mais de boa qualidade?

    1. Oi Francis!
      Tudo bem?
      Você nos chamar no nosso WhatsApp: 51 9240-6033
      Obrigada!

  5. Olaa!!!
    Tem indicação de cursos presenciais no RJ ?

    1. Oi Francis!
      No momento não temos.
      Obrigada!

  6. Gostaria de montar uma confecção de moda íntimas

  7. Bom dia,
    Gostei do conteúdo, já possuo uma loja de lingerie mas gostaria de montar uma pequena confecção por onde começo?

    1. Olá Fabiano!
      Tudo bem?
      Que bom que gostou do nosso conteúdo!
      Vamos anotar sua dúvida aqui para explorarmos mais este tema no nosso blog! 😉

  8. Boa noite,Gostaria de saber o preço dos bojos. onde posso ver?

    1. Olá Luciana, tudo bem? Você pode enviar a sua demanda para o e-mail atendimento@modelle.ind.br, que será aberto um ticket em seu nome e o nosso comercial retornará em até 48hs. Para agilizar o atendimento, é importante que você já envie os modelos de interesse, que você pode verificar em nosso catálogo no link https://modelle.ind.br/catalogo-tipos-de-bojos

  9. Olá.Poderia me enviar o catálogo?

    1. Olá Rosangela, tudo bem? Você pode acessar nosso catálogo completo aqui: https://www.modelle.ind.br/catalogo-tipos-de-bojos

  10. Boa tarde tenho interesse em fazer uma linha de segmentos em moda íntima e praia e gostaria da ajuda de vcs pra montar este projeto .

    1. Olá Ana, tudo bem?
      Neste post temos dicas importantes pra você!
      Somos fornecedores de bojos, no que você precisar neste sentido, estamos à disposição.

      Obrigada!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.