tipos de bojo

Tipos de bojo: conheça as características de cada um deles

Tempo de leitura: 9 min

A variedade de tipos de bojo é enorme e cada um deles é indicado para a confecção de determinados tipos de peças, de acordo com a finalidade pretendida. Alguns bojos, por exemplo, têm o efeito de suspender os seios; outros aumentam o volume, juntam, modelam ou dão maior sustentação. Além disso, cada um deles é ideal para determinados formatos e tamanhos de seios.

O bojo tem importância fundamental na modelagem das peças — como sutiãs, biquínis, bodies ou tops —, sendo extremamente necessário escolher itens de qualidade para que não deformem a peça, não amassem os seios e proporcionem conforto e segurança para quem vai usá-los. Quer conhecer os principais tipos de bojo e suas características? Não deixe de ler este post!

O que é o bojo e quais são as suas funções?

O bojo é um recurso espumoso comumente usado em sutiãs do qual grande parte das mulheres não abre mão mesmo que haja um crescimento das últimas tendências de lingeries sem bojo. E não poderia ser diferente: é ele quem dá o formato, o design e a estrutura ao sutiã e a outras peças que também são confeccionadas com ele.

É o bojo que deixa os seios mais bonitos, favorecendo o seu desenho natural, dando um volume maior e proporcionando conforto e segurança, já que sustenta o busto e, de quebra, esconde qualquer marca dos mamilos — a qual, em determinadas situações, não é muito desejada.

Quais são os principais tipos de bojo e suas características?

Cada tipo de bojo é recomendado para uma ocasião, visto que promovem efeitos diferentes. Por isso, no processo de confecção das peças, é essencial conhecer cada um deles a fim de garantir que suas clientes terão o resultado que esperam. Separamos, a seguir, uma lista repleta de modelos de bojos e suas respectivas características. Continue com a gente e confira quais são.

Liso

O bojo liso é considerado o mais básico e tradicional e é bastante utilizado pelas mulheres que já possuem busto avantajado. Trata-se de um modelo estruturado, mas sem preenchimentos, cuja função é sustentar e proporcionar conforto e segurança sem adicionar volume ou modificar a anatomia dos seios.

Esse bojo é usado em diversas peças e funciona em todos os tamanhos de seios, principalmente nos maiores, já que oferece boa sustentação e modelagem. Além disso, existem versões com e sem alça, bem como diferentes variações de formato, sendo bastante democrático.

Bojo liso (ref x47)

Top ou inteiro

Nesse tipo de bojo, as duas taças já vêm unidas, ou seja, formam uma peça única. Esse modelo é bastante utilizado na confecção de tops ou lingeries tomara que caia, por exemplo, que têm a função de sustentar os seios sem o auxílio de alças.

Existem algumas variações do bojo top ou inteiro. Alguns são retos, com a base larga e a junção entre as taças igualmente retas; outros apresentam uma curva no centro da base e há também diferenças em relação ao decote, que pode ser mais alto ou mais cavado. Além disso, eles podem ou não ter algum tipo de preenchimento.

Bojo top inteiro cavado (ref. 1×09 – Modelle)

Meia taça

Esse é o tipo de bojo mais usado em peças que cobrem três quartos dos seios, deixando o colo à mostra e valorizando a região. Seu desenho é parecido com o do bojo liso, apenas com a diferença de sua cobertura ser menor. Como valorizam os seios, os bojos meia taça são ideais para usar com blusas e vestidos com decote mais cavado. No sutiã estilo balconet, por exemplo, esse é o modelo de bojo utilizado.

Bojo meia-taça (ref x39 – Modelle)
Bojo meia-taça com bolha inteira (ref. 1×04 – Modelle)

Bananinha

bojo bananinha conta com um preenchimento interno na sua base em formato de meia lua ou banana, que dá o nome ao modelo. Ele tem a função de levantar os seios, uni-los e aumentar o seu volume. Assim, seios pequenos, em formato de gota ou menos firmes, podem ser mais valorizados.

Bojo bolha inteira (1×45 – Modelle)

Bolha

O bojo bolha traz um preenchimento interno que geralmente tem a aparência de várias bolhas, as quais podem ser grandes ou pequenas — por isso o nome. Esse modelo tem a função de aumentar o volume dos seios sem abrir mão do conforto. Seu preenchimento é maior que o do bojo bananinha, portanto, esse é o tipo ideal para quem tem seios pequenos e deseja que eles pareçam maiores e mais firmes.

orçamento Modelle

Cortinão

O bojo cortinão é liso e tem o formato triangular, ele possui um design maior em comparação aos outros modelos cortina no mercado, o que é melhor para seios maiores, já que cobre bem mais a região, proporcionando maior sustentação. Este modelo é o mais utilizado em peças como biquínis, tops, blusas, vestidos e sutiãs de renda.

Bojo cortinão (ref x05 – Modelle)

Cortininha

O cortininha é muito usado em peças triangulares, que não cobrem todo o seio, e também em peças infantis. Ele possui as características do modelo cortinão, mas em um tamanho reduzido. Há, ainda, variações dos modelos com desenho mais anguloso ou mais arredondado.

Bojo cortininha (ref 1×05 – Modelle)

Borboleta

Essa é uma variação do estilo cortinão na qual o desenho ainda segue um padrão triangular, mas com linhas retas nas laterais, proporcionando sustentação e conforto. Por esse motivo, na maioria das vezes, o borboleta é utilizado na confecção de peças sem arco ou plus size.

Bojo borboleta (ref 1×30 – Modelle)

Tomara que caia

Esse tipo de bojo é um dos queridinhos entre as mulheres que adoram exibir o colo e os ombros sem a alça do sutiã ou biquíni. Ele tem um formato que oferece segurança, sustentação e conforto em peças tomara que caia. Geralmente, é usado em itens com alças removíveis, que podem ser usadas das duas maneiras, proporcionando versatilidade para suas clientes.

Além do modelo tradicional, existem as versões meia taça e quadrado. Também é possível optar por modelos com ou sem preenchimento.

Removível

O design removível costuma ser mais arredondado, sem preenchimento e bem leve. Sua função é cobrir o seio, evitando marcar o peito na peça. Este modelo é muito prático, já que ele não é costurado ao tecido. É muito usado em moda praia e fitness, devido a sua versatilidade de escolha do uso.

Push-up

Push-up é o nome dado aos tipos de bojo que aproximam e suspendem os seios devido ao seu formato e à menor distância entre as duas taças. Eles podem ser lisos ou receber preenchimentos, como bolha ou bananinha, que, além dos efeitos mencionados, adicionam volume ao busto. Por isso, são altamente indicados para quem tem os seios mais separados e busca sustentação e maior definição.

Separado

Esse é um modelo em que os bojos não são unidos e têm pouco preenchimento. Geralmente, são usados em sutiãs com fecho na frente, o que é um ótimo aliado para quem deseja aproximar e suspender os seios, como nos bojos do tipo Lua, dando volume sem mudar o formato do busto.

Como os sutiãs com fecho frontal costumam ser no modelo nadador, esse tipo de bojo é bastante usado em peças esportivas e peças básicas do dia a dia, já que é extremamente confortável e prático.

Amamentação

Nesse momento tão especial da vida de uma mãe, é preciso praticidade e conforto. Para isso, existe um modelo de bojo para o sutiã de amamentação. Esse design é muito parecido com o Liso e com o Cortina, pois são confortáveis e maleáveis. Proporcionando um melhor desempenho, esse formato se adapta muito bem ao sutiã que tem fecho frontal superior para facilitar a amamentação.

Por que investir em um bojo de qualidade?

A qualidade do bojo é essencial para o resultado da peça, afinal, esse componente é o responsável pela modelagem. Ele precisa ser feito de um material com um bom custo-benefício para que não fique deformado, não apresente desconforto para quem vai usá-lo e para não prejudicar os lucros da confecção.

Outro ponto importante é o cuidado com os desperdícios no investimento. Em alguns casos, vale a pena gastar um pouco mais no bojo a fim de que o resultado fique impecável do que investir em algum mais barato e com pouca qualidade que vai prejudicar a peça final.

Lembre-se de que saber unir a qualidade do material do bojo com o modelo adequado para cada tipo de peça é o grande diferencial para conseguir lançar uma coleção de sucesso. Então, com todas as nossas dicas, você já tem tudo o que precisa para isso!

Agora que você já conhece os principais tipos de bojos, suas características e funções, ficou bem mais fácil escolher o modelo ideal para a confecção de cada uma das peças de sua marca, não é mesmo? Como foi visto, é fundamental escolher um fornecedor que ofereça itens de qualidade para que a sua peça final fique perfeita.

Você já conhece a Modelle? Nós trabalhamos com modelos de bojos funcionais, versáteis e modernos que são uma aposta certeira para a sua confecção. Oferecemos ampla variedade de bojos fáceis de trabalhar, com acabamento impecável e disponíveis em vários tamanhos e formatos para proporcionar conforto e sustentação firme para suas clientes. Não deixe de conferir este outro post sobre como montar uma confecção de lingerie e aproveite nossas dicas!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

25 Comentários

  1. Que tipo de bojo devo usar tenho os seios pequenos e juntos?

    1. Boa tarde Sandra, tudo bem?
      Os bojos tomara-que-caia meia-taça com bolha e meia-taça liso são boas opções, pois dão sustentação sem a função de aproximar os seios.
      Você pode ver fotos no link a seguir:
      Modelle Meia Taça Bolha
      Modelle Meia Taça Liso

  2. Perfeito onde fica essa loja?

    1. Olá Eliane, que bom que você gostou do conteúdo! Não esqueça de se inscrever no blog para receber em primeira mão as novidades.
      Nós somos fabricantes de bojos e fornecemos para as principais confecções de todo o país. Como não fabricamos o produto final, não temos loja para venda a varejo :).

  3. Tenho os seios muito separados qual tipo de bojo devo usar pra junta los?

  4. Meus seios são grandes e flácidos, qual o melhor tipo pra mim? Obrigada

    1. Olá Vania, tudo bem?
      O modelo push up aproxima e suspende os seios, dessa forma, você pode fazer uso desse modelo sem medo! 😉

    2. Boa noite. Tenho uma confecção de lingerie e preciso comprar bojos de qualidade e que atenda as necessidades das minhas clientes.

      1. Olá, tudo bem Silvia? Você pode enviar a sua demanda para o e-mail atendimento@modelle.ind.br, que será aberto um ticket em seu nome e o nosso comercial retornará em até 48hs. Para agilizar o atendimento, é importante que você já envie os modelos de interesse, que você pode verificar em nosso catálogo no link https://modelle.ind.br/catalogo-tipos-de-bojos

  5. Boa tarde eu sinto falta no mercado de bojo 58,eu confeccionar lingerie sob medida é não consigo encontrar esse tamanho

  6. OS MEUS SÃO PEQUENOS.

    1. Olá Eliane, tudo bem?
      Opte pelos modelos de sutiãs que possuem o bojo bananinha, meia taça ou push up 😉

  7. Tenho confecção de moda praia, gostaria de saber o preço para atacado.

    1. Olá Sandra, tudo bem?

      Que legal! Enviei um e-mail para você 🙂

  8. Bom dia sou MEI e gostaria de saber valores e condições de pagamento. Sou de Porto Alegre RS. Obrigada.

    1. Oi Cristiane, tudo bem?

      Sou a Talia e realizo o atendimento da Modelle, já enviei um e-mail para você lhe passando as informações.

      Qualquer dúvida, estamos à disposição! 🙂

  9. Adorei o artigo.
    Uso sutiã com bojo para disforçar os mamilos. No entanto, tenho dificuldade de encontrar o meu número nas lojas 48/50 e o modelo tipo nadador nas costas, já que o de alças comuns costumam ficar caindo para os braços. 😁rs.
    Moro na zona sul de São Paulo, e quero saber onde posso encontrar uma loja que atenda o meu tamanho e modelo.
    Obrigada.

  10. Vc vende preciso do meia taça

    1. Olá Clemair! Solicite atendimento através do nosso e-mail bojos@modelle.ind.br ou pelo WhatsApp 😉

  11. Pode enviar o e-mail pra mim tb, por favoreee.

    1. Oi, qual informação você precisa?

      1. Bom dia.
        Gostaria de saber de que material é feito o bojo. Parece que ele é modelado sob uma prensa aquecida para dar o seu formato peculiar.
        Onde se compra o material para fazer bojos, ou outras peças com esse material de base. Busco lojas que vendem soutiã grande de formato balconi, só em cor beige, e com laças removiveis. Ainda se possível abotoados pela frente e não atrás, que é mais incomodo.
        Obrigado pela informação.

        1. Olá Dina, tudo bem?
          O nosso bojo é confeccionado em poliuretano (espuma) e poliéster (tecido).
          Sobre o bojo balconet, temos a oferecer o modelo 1037: https://www.modelle.ind.br/balconet-com-suporte
          Neste modelo o fechamento é na parte de trás. 😉

  12. Boa noite, como faço para adquirir os produtos de vcs. Tenho um ateliê de noivas, e necessito de bojo de boa qualidade.

    1. Oi Jane!
      Tudo bem?
      Você pode nos contatar pelo e-mail bojos@modelle.ind.br
      Obrigada!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.