Materiais para moda fitness

Como escolher os melhores tecidos e materiais para moda fitness

Tempo de leitura: 11 min

As pessoas têm adotado cada vez mais uma vida mais ativa e praticado exercícios físicos com frequência. Devido a esse movimento, é grande também a procura por roupas fitness, apropriadas para as atividades. Uma das primeiras preocupações para quem deseja oferecer os melhores trajes de academia é conhecer os tipos de tecidos e entender as especificações e relações de custo e benefício.

Algodão, poliamida, poliéster. Esses são apenas alguns dos materiais mais conhecidos, entre os mais usados pelo mercado de confecções. Como também, podem ter tecidos mistos, ou seja, compostos de mais de um tipo de material.

No texto a seguir, vamos apresentar os principais tecidos usados na confecção de roupas fitness e suas principais características. Assim, você conseguir escolher qual o melhor tecido para roupas fitness, de acordo com as necessidades dos seus clientes. Continue a leitura!

Conheça os melhores tecidos para roupas fitness

A melhor forma de escolher o tecido ideal para confecção de roupas de ginástica é pensar para qual esporte essa peça será utilizada. Isso porque, o material aplicado em cada vestimenta varia de acordo com a forma como ela será usada.

Utilizar a roupa errada durante atividades físicas dificulta a movimentação, pode causar desconfortos térmicos, irritações e, em casos extremos, até mesmo problemas de pele, causada pelo atrito do tecido. Além de que, acumulo de suor aumenta a sensação de calor.

Por isso, para evitar que os seus clientes passem por essas situações, é preciso dividir cada vestimenta em um grupo de esportes. Dessa forma, você vai poder confeccionar peças mais apropriadas para cada exercício e oferecer um produto melhor.

Confira a seguir a lista com os principais tecidos usados em roupas de ginástica:

Poliéster

Tecido sintético derivado do petróleo, o poliéster é um tecido sintético que se destaca pelo baixo preço, pela dificuldade de ser amassado e pela versatilidade, pois permite vários tipos de modelagens: de camiseta regata a vestido para a noite.

O poliéster é bastante usado na produção de uniformes esportivos, isso porque é um tecido versátil e com grande resistência a choques, muito comum em esportes como futebol. Além de ser confortável, ele também apresenta boa sustentabilidade e duração. O poliéster tem uma grande vantagem de permitir estamparia personalizada com mais fácil acesso que as demais opções, além de ser um produto altamente competitivo em custos de produção.

Poliamida

Considerado por muitos esportistas como o tecido ideal para malhar, o material da poliamida oferece um sistema de troca térmica para regular a transferência de calor. Por isso, o suor evapora mais rápido, a roupa não fica pesada ao longo do treino, e a pele pode respirar facilmente.

Ele é o mais indicado para confecção de roupas com foco em treinos de alta intensidade. A poliamida é sedosa, flexível e apresenta alta resistência mecânica, o que possibilita a variação de acabamentos têxteis e garante um visual diferenciado.

Poliéster-algodão

A mistura desses dois tecidos traz benefícios adicionais ao material 100% algodão. O fato de ter poliéster na composição torna as peças mais confortáveis e respiráveis, além de deixá-las menos propensas a encolher com a lavagem.

Esse tecido misto é muito usado na confecção de roupas fitness, por ser resistente a atividades e oferecer boa durabilidade. Uma mistura ideal desses dois materiais seria de 50/50, assim é possível manter as características tanto do poliéster quanto do algodão em uma mesma peça.

Tela

É perfeita para as práticas esportivas, em geral, pois oferece uma excelente elasticidade e conforto. O diferencial dela é a estrutura do tecido, que ajuda a refrescar e permite a transpiração com mais facilidade.

Este material pode ser usado de diferentes formas na vestimenta, desde detalhes até em recortes estratégicos da peça, dando um charme extra à roupa.

Viscolycra

A viscolycra é um dos tecidos mais recomendados para produção de roupas fitness por sua elasticidade e caimento. Além de ser macio, esse material é leve e confortável, ideal para confecção de roupas para exercícios de muita movimentação.

É um material fluido que se ajusta ao corpo e pode ser utilizado para confecção de peças justas ou até mesmo mais soltas. Por ser um tecido muito versátil é usado na produção desde blusas até calças e macacões.

Malha Fria

A malha fria também é conhecida como poliviscose, por ser um tecido misto composto por 67% de poliéster e 33% de viscose. As roupas produzidas a partir desse material são leves e confortáveis.

Por ser um tecido leve e macio é muito utilizado para produção de camisetas. Apesar disso, é um material bastante resistente e com boa durabilidade, a malha não estica e não esgarça, evitando assim que a camiseta fique com aparência de velha.

Invista em tecnologia para roupas fitness

A tecnologia faz parte, praticamente, de tudo que temos hoje. Com a moda não seria diferente. As inovações da tecnologia na indústria têxtil oferecem produtos especiais com mais conforto e, até mesmo, com capacidade para ampliar os resultados dos treinos.

São peças que, além de bonitas, são desenvolvidas para manter o aquecimento e compressão de pontos-chave, oferecendo um conforto constante. São tecnologias como transporte de suor, tecidos com filtro de proteção UV, anti odor, easy-care entre outros.

Por isso, investir em tecidos tecnológicos é uma forma de garantir mais conforto e qualidade nas suas confecções. Confira a seguir quais são os principais tecidos e as suas características.

Dry-Fit

Esse é um dos tecidos tecnológicos mais populares no mercado. Ele é composto de 100% de poliéster, mas pode ser encontrado em uma mistura com elastano na proporção 90% para 10%.

Esse tecido possui micro canais capazes de captar o suor e espalhar pela superfície da peça. Além disso, eles maximizam a evaporação e ajudam no resfriamento do corpo. Com isso, o atleta permanece seco e confortável durante toda a sessão de exercícios, mesmo em temperaturas elevadas.

Emana

Criado pela Rhodia, o Emana é um fio inteligente, composto de uma mistura de poliamida com minerais bioativos que melhora a circulação sanguínea e a oxigenação. Esse material proporciona melhor rendimento, já que a distribuição do calor é mais homogênea.

O emana oferece equilíbrio térmico para o corpo durante a atividade física, para isso basta o contato do tecido com a pele, sem a necessidade de usar a roupa apertada. Com o uso constante, os resultados são ainda melhores.

Suplex

O suplex é uma fibra desenvolvida pela DuPont que combina força e flexibilidade, maciez e resistência. Composto por poliamida com elastano, é muito usado na fabricação de calças leggings e shorts devido à grande elasticidade, que proporciona uma total liberdade nos movimentos.

O toque macio, a aderência ao corpo e o conforto térmico são outras características valorizadas nesse tecido, que também é fácil de lavar, de secar, não desbota e não retém odores.

Energy

Esse tipo de tecido é semelhante ao suplex, porém a sua composição é diferente sendo formado por cerca de 90% poliéster e 10% elastano. Ele é desenvolvido com proteção UV, é resistente ao cloro e tem secagem rápida.

O energy é muito utilizado na confecção de roupas fitness para esportes ao ar livre. Pela sua composição é um tecido firme, com grande resistência e sustentabilidade. Esse material tem grande versatilidade, podendo ser usado na confecção de diferentes peças.

Power Energy

O power energy oferece benefícios semelhantes do dry-fit, com tecnologia de transporte do suor, evitando o contato por muito tempo com a pele. Além de, possibilitar uma rápida transferência de calor durante atividade física.

Por isso esse tipo de tecido oferece a sensação de frescor e apresenta maior compressão do corpo, o que minimiza a vibração muscular e contribui para melhor recuperação do músculo após a prática esportiva.

Tweedino – Power TouchT

Esse tecido é fabricado com poliamida e elastano em teares eletrônicos, essa junção oferece grande elasticidade, o que facilita a movimentação durante o treino. O Power TouchT possui proteção contra os raios UVA e UVB e auxilia no equilíbrio térmico.

As roupas fitness produzidas com esse tecido ainda contribui para um melhor pós-treino, auxiliando na recuperação muscular. Isso porque ele proporciona maior firmeza e compressão no corpo, contribuindo para melhor circulação sanguínea e consequentemente nutrição das células.

Conheça os itens essenciais para a modelagem

Independentemente do tipo de tecido escolhido para a confecção de moda fitness, alguns itens são essenciais nesse processo. É o caso do bojo, pois conta muito para dar sustentação e uma boa modelagem à peça sem deformá-la.

Assim, a parte de cima da roupa pode oferecer um melhor resultado e proporcionar mais conforto e segurança para quem vai vestir. Além disso, há diversos modelos de bojos para atender as mulheres.

Outro item essencial para modelagem das suas roupas é investir em um bom design que valorize o corpo da pessoa e ofereça conforto para movimentação durante o exercício físico.

Dicas

Agora que você já sabe quais são os melhores tecidos para confecção de roupas fitness. Vamos dar dicas que vão lhe ajudar a criar a sua coleção, e com elas você vai poder produzir peças lindas.

Legging

As leggings são peças-chave de qualquer look de academia. Mas elas também desempenham função importante no desenvolvimento das atividades físicas. Por isso, o tecido usado para a sua confecção deve ser firme, de compressão (ao menos 15% de elastano na composição) e possibilitar a movimentação.

O material usada na produção dessa vestimenta também deve ser oferecer boa respirabilidade e tratamento antibacteriano, que vão contribuir para o maior conforto durante a atividade física.

Top

Os tops são um importante aliado das mulheres na hora do treino. Eles oferecem sustentação para praticar qualquer esporte com mais conforto. O seu design é fundamental para se adequar ao corpo da mulher.

Procure produzir peças com alças e faixa peitoral mais larga, assim você promove maior suporte durante a atividade. Aqui, é importante tomar cuidado com tecidos de alta compressão, pois eles podem prejudicar a respiração.

Também invista em tecidos tecnológicos, que absorvam o suor rapidamente. Os melhores materiais para confecção de tops são o suplex e lycra, já que ambos contribuem para o controle da temperatura, ou malhas de poliamida.

Macacão

O macacão já é uma das peças favoritas de quem pratica exercícios físicos. Por ser uma peça só, oferece praticidade para montar o look. No entanto, na hora de produzi-lo, evite exagerar em detalhes como cortes e alças muito finas.

É importante que, assim como o top, o macacão ofereça boa sustentação para os seios. Não faça decotes muito grandes para não atrapalhar o conforto da peça. A modelagem dessa vestimenta também deve ser pensada com cuidado, para valorizar o corpo do atleta.

Shorts

O shorts é peça essencial do guarda-roupa de quem pratica exercícios físicos. É uma peça versátil e confortável, por isso o seu tecido deve ser firme e de compressão. O seu corte deve acompanhar um tamanho que não deixe o atleta desconfortável.

Outro ponto fundamental em relação ao tecido é que ele deve contribuir para livre movimentação. Também é indicado priorizar por materiais que absorvem o calor e contribuem para respiração da pele.

Body

Os bodys estão conquistando cada vez mais espaço no coração das mulheres que praticam esporte. Essa peça oferece boa sustentação e modelagem para o corpo. Desse modo, o seu design deve ser pensado com cuidado e o uso do bojo pode ser uma excelente ideia.

Assim como em outras peças, opte por tecidos que absorvam o calor e auxiliem o controle da temperatura durante o treino. Tecidos de compressão deve ser usados com cuidado para não prejudicar a respiração.

Neste post, falamos sobre os melhores tecidos para confecção de roupas fitness e demos algumas dicas e sugestões de como escolher e utilizá-los na sua produção. A escolha do tecido influência no desempenho do atleta durante o treino.

A tecnologia trabalha a favor dos praticantes de esporte, que cada vez mais buscam por roupas para ajudar na performance, sem deixar de lado, é claro, o conforto e o estilo. Por isso, utilizar tecidos tecnológicos melhora a qualidade das suas peças.

Não podemos esquecer, que a modelagem da roupa também é muito importante. Ela precisa oferecer sustentação, conforto e valorizar o corpo do atleta. O design na moda fitness é muito importante, assim como nas passarelas.

Você gostou do nosso artigo sobre os melhores tipos de tecido usado em roupas de ginástica? Então, aproveite e para saber tudo sobre branding de moda e a sua importância

orçamento Modelle

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

5 Comentários

  1. Excelente matéria.
    Gostei muito, trabalho em uma indústria têxtil há 43 anos e amo esse segmento.
    Quando a pessoa faz o que gosta faz com amor.

  2. Obrigada pelas informações! Muito úteis!

  3. E sobre transparencia do tecido , tenho recebido muitas perguntas sobre , pois alguns tecidos para fitness nos deixa na mão quanto isso , por exemplo a laycra acetinada tem cores lindas porem as cores cand msm tem muita transparencia o que fazer

    1. Olá, tudo bem? Recomendamos solicitar ao seu fornecedor novas opções de tecidos para evitar este problema de transparência ao vestir.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.