Conhecer o rendimento do tecido para evitar desperdícios? Entenda!

Conhecer o rendimento do tecido para evitar desperdícios? Entenda!

Tempo de leitura: 6 min

O desperdício da produção é um dos principais problemas da indústria têxtil. Afinal, é um cenário que aumenta os custos, diminui a lucratividade e amplia a necessidade de recorrer aos fornecedores. Para diminuir esses impactos, é fundamental explorar o rendimento do tecido.

Com o uso adequado, é possível produzir mais peças, enxugar o nível operacional e maximizar os resultados. Com menos desperdícios, a indústria ganha até na questão de sustentabilidade.

Ou seja, vale muito a pena adotar ações que garantam o melhor aproveitamento do tecido e, consequentemente, para obter um melhor retorno financeiro e adequada produção. Quer saber como? A seguir, entenda como usar o rendimento do tecido a favor da fabricação e tire todas as suas dúvidas!

Identifique as características dos tecidos utilizados

Um dos passos mais importantes para o cálculo é a identificação das características deles. Essas informações interferem até mesmo na escolha da agulha e da linha utilizadas para a costura do tecido.

É preciso entender que cada tecido apresenta uma gramatura diferente e que ela indica a relação entre o peso do tecido e o metro quadrado. Geralmente, esse valor é indicado na etiqueta que vem no material.

Porém, a gramatura pode ser calculada caso o dado não seja informado na peça. Basta fazer a pesagem em uma amostra de tecido que meça um metro quadrado (1 m²) e encontrar a relação.

Faça o cálculo do rendimento linear

Quando falamos em rendimento linear, estamos nos referindo à equiparação do rendimento por m2 do tecido para um metro linear, que considera a largura do tecido. O cálculo é bastante simples, conforme abaixo:

rendimento por m2 / largura do tecido em metros

Aproveite o cálculo do rendimento técnico

O rendimento técnico (RT) indica a área disponível em um quilo de tecido (m²/kg). Normalmente, é calculado dessa forma:

RT = (1 / Gramatura) x 1000

Todos os cálculos também são importantes para saber a quantidade exata de tecido que precisa ser adquirida para a confecção das peças que estão programadas em dado período.

Além de garantir que o desperdício seja minimizado, você evita gastar com a compra excessiva de tecido devido a cálculos equivocados. Com isso, terá mais economia para a aquisição de matéria-prima para confecções posteriores e evitará, também, um alto número de sobras.

Invista em softwares especializados

Os cálculos podem ser feitos com maior e melhor precisão, ou seja, com mínimas chances de erros, se você contar com o auxílio de softwares especializados.

orçamento Modelle

Eles são soluções que integram diferentes funções e, a partir da alimentação de dados no sistema, o rendimento de cada peça pode ser calculado. Também trazem muito mais praticidade e otimização para a produção da sua indústria. Por exemplo: basta usar a relação de quilograma x peça e, com alguns cliques, o cálculo exato é realizado.

Com esses recursos, as informações podem ser armazenadas com mais facilidade. É só fazer o cadastro das malhas em questão e acessar rapidamente os dados posteriormente.

Fique atento a outros cálculos importantes

Há, ainda, outras avaliações e estimativas que são tão relevantes quanto as já citadas, como o cálculo do custo de mão de obra por peça, que também podem ser realizadas facilmente por meio de softwares especializados. Para isso, é preciso listar quantas operações de costuras serão necessárias para a execução de cada peça.

Dessa forma, você saberá quantos maquinários serão envolvidos e quantos funcionários serão exigidos nesse processo. Com o tempo de cada operação envolvido na confecção de uma peça, dá para obter os dados para o cálculo da mão de obra.

Os valores e informações podem ser transformados para a nossa moeda. Ou seja, a empresa consegue saber o total de desperdício de tecido em reais, o que é um recurso fundamental para a gestão — tanto de estoque quanto financeira.

Todo tecido que sobra na produção de uma peça é um tipo de desperdício que impacta diretamente no custo dessa peça. Podemos dizer que ele é sempre parte do processo, mas, se garantirmos o melhor aproveitamento, ele pode ser minimizado.

Crie os mapas de corte

De forma simples, o rendimento do tecido consiste em converter o peso ( em kg) do tecido para metros. Então, um rolo específico do material será capaz de produzir, no máximo, a quantidade calculada de peças.

No entanto, é preciso considerar que a maioria das peças tem curvas, dobras e outros elementos que não se encaixam perfeitamente. Com isso, sempre há sobras de tecido, o que diminui a capacidade de rendimento.

Para reduzir a quantidade de sobras e de desperdícios, uma das iniciativas mais utilizadas é a criação de mapas de corte. Eles são soluções com encaixes para um número maior de modelos — ou o alojamento adequado de cortes das mesmas peças. Ou seja, em cima de um mesmo tecido, as peças são encaixadas da melhor maneira para que o resultado seja o mínimo de sobra possível.

Um mapa de corte pode ser criado por meio da tecnologia CAD, um programa que apresenta o foco no desenho do novo produto e exporta os projetos para diversas operações no processo de fabricação.

Todas as lacunas de um mapa de corte, se possível, devem ser preenchidas com peças — iguais ou diferentes — a serem cortadas. Normalmente, para facilitar o entendimento do usuário, o software exibe uma porcentagem de aproveitamento do tecido no mapa de corte.

O uso de mais tecido, dessa forma, só é necessário quando o mapa de corte estiver completamente tomado. O resultado será um impacto positivo no custo final do produto.

É muito importante adotar as medidas de conhecimento do rendimento do tecido que foram reunidas aqui no texto para garantir o máximo aproveitamento desse material na fabricação de suas peças. A consequência dessa estratégia será a obtenção de um melhor retorno financeiro para o seu negócio.

Agora que você já recebeu todas as informações mais importantes sobre o rendimento do tecido para evitar desperdícios, não perca tempo e entre em contato conosco! Contamos com uma ampla linha de produtos de qualidade e um atendimento diferenciado.

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.