moda sustentável

Como a indústria têxtil pode se adequar à moda sustentável?

Tempo de leitura: 6 min

Desperdício de materiais, uso indiscriminado de recursos naturais, formas equivocadas de descarte das roupas e tecidos, consumismo exacerbado, falta de cuidado com processos. Todos esses fatores fazem com que seja necessário pensar na moda sustentável.

Preservar a natureza enquanto se produz não só é possível, como também essencial. Desenvolver soluções tecnológicas, inovadoras e ecológicas vem sendo o objetivo de diversas marcas que se especializam em um nicho em franco crescimento: o de produtos naturais desenvolvidos sem agredir o meio ambiente, ou seja, produzidos em harmonia com todo o ecossistema.

Se você atua na indústria da moda e quer entender melhor como ela pode ser construída com base nos conceitos da sustentabilidade, não deixe de conferir os próximos tópicos! Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Afinal, o que é moda sustentável?

Para se adequar à moda sustentável é necessário que a marca de roupas trabalhe apenas com recursos e procedimentos que não gerem impactos ao meio ambiente. Uma das maneiras de começar a se enquadrar no padrão é adotando tecidos ecológicos, também chamados de eco-friendly.

Esses tecidos são criados por meio da reciclagem, produzidos a partir de algodões orgânicos, tingidos naturalmente e com economia no uso de água e de energia — ou consistem em fibras sintéticas recicladas, a exemplo do fio de poliéster.

Além disso, é necessário garantir que o processo manual desenvolvido por funcionários seja digno e baseado em condições salubres de trabalho.

Entretanto, vale frisar: a moda sustentável parte do pressuposto de que todas as etapas de produção das roupas e acessórios são ecológicas, de modo que não adianta criar a partir de algodão orgânico se o tingimento for químico ou se as condições de trabalho das costureiras forem indignas.

Como a indústria têxtil pode ser sustentável?

Para que a indústria têxtil seja sustentável, é necessário que cumpra, em médio ou longo prazo, os sete princípios globais para a moda sustentável definidos no fórum sustentável Global Fashion Agenda (GFA). São eles:

1. Transparência na cadeia de fornecimento

É preciso criar uma lista de fornecedores que faça com que as pessoas sejam capazes de desvendar facilmente suas cadeias de suprimentos. Dessa forma, consumidores e acionistas terão conhecimento sobre as matérias-primas usadas nas peças e a procedência desses recursos.

2. Uso eficiente de água, energia e produtos químicos

Também é necessário garantir o implemento de programas eficazes de uso de água, produtos químicos e energia, de forma que os recursos naturais sejam preservados ao máximo e que a emissão de poluentes no meio ambiente seja minimizada.

3. Ambientes de trabalho respeitosos e seguros

Conforme adiantamos no início do texto, as condições trabalhistas na indústria da moda devem ser prioridade para que os constantes abusos vivenciados por costureiros sejam eliminados.

É necessário reforçar políticas em conformidade com os Direitos Humanos e manter ações na frente social — englobando todas as questões da cadeia produtiva com relação às condições de trabalho — e também na frente econômica — com relação ao próprio desenvolvimento sustentável dessa cadeia.

orçamento Modelle

4. Variedade de matérias-primas

Outra necessidade primordial é o desenvolvimento de matérias-primas mais sustentáveis e novas tecnologias, além da redução dos efeitos negativos da produção.

5. Criação de um ciclo sustentável

Também é preciso desenvolver peças que possam ser recicladas e reutilizadas em longo prazo, evitando o descarte frequente e ilegal de produtos e matérias-primas.

6. Promoção de melhorias nos sistemas salariais

Além dos itens citados, é fundamental promover debates sobre a implementação de um sistema salarial cada vez mais justo. Atualmente, a indústria da moda é responsável pelo emprego de, em média, 60 milhões de pessoas ao redor do mundo.

7. 4ª Revolução Industrial

Por fim, o sétimo princípio global inclui a valorização das novas tecnologias pelas empresas, que precisam se engajar com outras companhias em um sistema colaborativo que promova a discussão e projete o impacto da digitalização antes de iniciar sua aplicação nos negócios.

O que são as certificações ambientais?

As certificações ambientais são concedidas a produtos que cumprem requisitos para se enquadrarem no âmbito da moda sustentável, que sejam produzidos ecologicamente e valorizem os pequenos produtores. No Brasil, os principais selos são:

Conselho Brasileiro de Manejo Florestal

Também chamado de Forest Stewardship Council (FSC), o selo consiste em um sistema de certificação que assegura o controle de práticas florestais de maneira responsável, mesclando a sustentabilidade econômica e os benefícios ambientais e sociais.

Fair Trade

O selo implica em Comércio Justo, ou Fair Trade. Ele foi desenvolvido na Holanda e defende o desenvolvimento sustentável e a justiça social.

IBD

O selo da IBD Certificações é referência na agropecuária, produtos orgânicos, de mercado justo e biodinâmicos. Ele prevê a desintoxicação do solo, não uso de adubos químicos e respeito às reservas indígenas, espécies nativas e mananciais. Também defende a preservação dos animais e o desenvolvimento ambiental, social e humano.

ISO 14001

O ISO é um sistema que engloba diversos selos. O 14001 é concedido a empresas que têm como princípio a preservação do meio ambiente e a gestão de impactos ambientais. Defende o fim do desperdício de recursos, a geração de menos resíduos e a minimização de danos ao meio ambiente — resultantes dos processos produtivos.

Apostar na moda sustentável é importante. Além de desenvolver produtos ecológicos, duráveis e focados no ecodesign e em processos produtivos que geram menos impacto ao meio ambiente, também assegura a defesa de valores sociais, na medida em que enaltece o trabalho humano e preserva, de fato, o ecossistema.

Existem diversos tecidos ecológicos no mercado, e começar a utilizá-los é dar um passo rumo à proteção da natureza e dos recursos existentes no planeta. Também é necessário pensar sobre o destino de resíduos têxteis não reciclados. Há empresas que aproveitam retalhos de tecidos para criar tapetes, colchões e até mesmo estofados. 

Entre as vantagens de seguir o caminho da moda sustentável estão desenvolver e vender um produto com maior valor agregado, compartilhar e difundir uma cultura de preservação, conquistar um público antenado e de olho em tendências, incentivar o mercado local e pequenos produtores e reduzir os impactos sociais, ambientais e econômicos da indústria.

Gostou do nosso texto sobre moda sustentável com orientações para a indústria se adequar? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e difundir pensamento ecológico? Aproveite!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

4 Comentários

  1. Eu confecciono biquínis maiôs sob medidas à dificuldades é não ter bojo com essas n.54 .56 .58 .60 os fabricantes poderiam facilitar a minha vida .!obrigada

    1. Olá Zélia, tudo bem?
      A Modelle trabalha com uma grande gama de produtos até o tamanho 54, desde bojos push up até bojos triangulares e com a lateral larga para usar sem arco.
      Você pode consultar o catálogo neste link https://modelle.ind.br/catalogo-tipos-de-bojos

  2. Gostei de saber que já existe produtos sustentabilidade para moda íntima, gostaria de saber os preços

    1. Olá Daniel, tudo bem?
      A Modelle fabrica todos os produtos do catálogo livres de gases CFC, que são nocivos à camada de ozônio. Os processos de fabricação adotados pela fábrica são todos ecologicamente amigáveis, e os resíduos sólidos (espumas e tecidos) são reciclados para fabricação de estofados e colchões, ou seja, nada é perdido ou descartado na natureza.
      Para conhecer o nosso catálogo e preços, você pode escrever um e-mail para bojos@modelle.ind.br ou acessar o site https://modelle.ind.br/catalogo-tipos-de-bojos
      Esperamos o seu contato!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.