tendências de lingerie

11 tendências de lingerie para ficar de olho em 2020!

Tempo de leitura: 8 min

A cada ano e estação, surgem novas tendências de lingerie. O mercado de moda íntima está em constante transformação, embora algumas peças continuem firmes e fortes. Por isso, nada melhor que conhecer o que vai fazer sucesso em 2020.

Afinal, o segmento está em franca expansão, e isso exige que os investidores e os empreendedores do setor estejam antenados para o que está na moda e nos possíveis hits do próximo ano.

Tal questão faz com que a preparação em torno das prospecções da moda para as diferentes estações seja tão importante quanto a produção. Afinal, pode garantir vendas maiores, pois os clientes estão sempre à procura de novidades.

Dessa forma, antecipar-se e conhecer os movimentos do segmento é importantíssimo para incentivar as compras. Quer saber quais serão as tendências do mercado de lingerie em 2020? Então confira, a seguir, algumas dicas para impulsionar seus negócios e saiba o que esperar do setor!

A importância do segmento nos últimos anos

A área de moda íntima está em alta, desde 2014. A produção brasileira tem se destacado e podemos observar variações em números, como nas importações, na produção e até no consumo. Segundo o Estudo do Mercado Potencial de Moda íntima e Meias 2019, lançado pelo IEMI, as projeções são interessantes.

Em relação a 2018, por exemplo, podemos esperar um crescimento de 0,7% na produção de roupas íntimas e de meias. Isso está de acordo com a alta observada nos últimos anos: de 2014 a 2018, a produção de sutiãs aumentou 10,2%. Já a de calcinhas avançou 9,6%.

O consumo aparente também apresenta boas perspectivas. Em 2018, chegou a 880 milhões de peças, o que representou um pequeno recuo. Porém, em 2020 a expectativa é de que ocorra um aumento de 2,2% no consumo aparente.

No mercado internacional, o Paraguai e os Estados Unidos são os principais importadores de peças, enquanto a China é o principal alvo das importações. Com novos acordos, o comércio tende a ficar aquecido. Tudo isso demonstra como o setor tem se desenvolvido e se mostrado, inclusive, à prova de crises.

As perspectivas do mercado de lingerie para 2020

Para 2020, os números também são positivos, principalmente devido à expectativa de retomada de crescimento da economia. Sobre o setor da moda, por exemplo, há a expectativa de crescimento de 3,1%, ao ano e até 2021. Com o mercado de lingerie, isso não é diferente.

Em retrospecto, os consumidores gastavam R$ 106,00, em média, e compravam 5,2 produtos por ano, em 2015. Em 2018, o ticket médio saltou para R$ 127,00, com 5,5 itens por ano.

E, nesse desenvolvimento, a internet tem um papel fundamental. Hoje, ela já conquista 41% da preferência na busca por tendências do mercado de moda íntima. Inclusive, as compras por meio digital também se expandiram: de 7,6% do total, em 2015, o canal passou a receber 12% dos pedidos, em 2018.

Em feiras especializadas no mercado de lingerie, a expectativa é positiva. A ideia é que o crescimento varie de 3 a 6%, em 2020, no número de negócios realizados. Para as confecções do setor, há uma grande oportunidade nessa recuperação.

O ano também promete ser marcado por um aumento na facilidade de consumo e no interesse crescente das pessoas por peças de qualidade. Com as ofertas certas, será possível aproveitar essa onda de crescimento.

As 11 tendências de lingerie para o ano de 2020

Agora que você já conhece os pontos que destacam o mercado de lingerie brasileiro, é hora de saber o que promete estar na moda em 2020. Isso é essencial para um planejamento eficiente de coleções e para atingir o público da melhor maneira.

Na sequência, confira quais são as 11 fortes tendências para o setor e descubra o que vai ganhar projeção!

1. Estilo boho chic

A proposta boho chic, que mistura elementos hippie e folk, principalmente em tons terrosos, é uma grande aposta. Explicando, ela cria harmonia entre as peças sem perder a elegância, em uma mistura de rendas, franjas e estampas.

Além de estar na moda, o boho chic é composto por itens que priorizam o conforto. Assim, alia a beleza à comodidade de uso da peça, o que torna esse tipo de lingerie indispensável no estoque.

2. Estampas

Em 2020, as estampas vão se consolidar na moda íntima. Esse movimento já aconteceu em anos anteriores, mas vai ganhar ainda mais força.

Motivos tropicais, com folhas verdes e estruturadas, e florais, com cores intensas, serão um dos hits da temporada e já figuram nas principais coleções em estilos vibrantes! As de frutas também aparecem para dar um toque tropical único ao mercado de lingerie.

orçamento ModellePowered by Rock Convert

3. Rendas

A sensualidade e o tom de mistério das rendas estarão presentes em praticamente todas as peças da moda íntima: sutiãs, calcinhas, camisolas, pijamas e robes. Essa proposta valoriza muito o corpo da mulher e pode ser usada com peças à mostra ou não.

Por isso mesmo, as rendas são absolutas na moda íntima feminina e nunca saem de cena. Elas dão à lingerie um toque clássico e de sofisticação com seu aspecto delicado que, na pele, faz um contraste harmonioso. São um elemento tradicional e, por isso, um investimento com grandes chances de sucesso.

4. Sutiã top

Uma das peças essenciais em 2019, o sutiã top tende a aparecer com mais força na temporada 2020. É uma lingerie sedutora na medida certa, pois deixa aparente, propositalmente, apenas uma alça, o bojo ou até o sutiã inteiro!

Essas peças do mercado de lingerie podem ser discretas, com apenas uma renda ressaltada na alça, ou ousadas, como o modelo strappy, com alças que ficam aparentes no visual.

5. Hot pants

As calcinhas em estilo hot pants, que já foram sucesso em 2018 e 2019, terão grande destaque em 2020!

O modelo, que ganhou notoriedade depois que celebridades o adotaram como lingerie aparente, será destaque na moda íntima graças a sua praticidade e estilo retrô, com um toque novo.

6. Strass e metais

Muitas calcinhas, sutiãs, camisolas e robes de 2020 vão utilizar elementos delicados, como o chiffon e as transparências. Ao mesmo tempo, é possível esperar combinações ousadas com materiais pouco convencionais, como o strass e os metais.

O brilho adiciona um toque de glamour e exuberância às peças, o que valoriza os seus detalhes. Já os metais aumentam a estruturação em certos pontos e também criam um visual pesado na medida certa.

7. Bordados

A tendência de itens com aspecto artesanal e exclusivo continua forte em 2020. Por isso, as lingeries vão trazer muitos bordados. Será possível ver esse elemento no tule, nas alças e até nos detalhes de composição das peças.

Além de deixar a produção com um toque customizado, é algo que aumenta a sensualidade. Ao planejar a sua coleção de moda, vale adicionar rendas especiais e outros componentes bordados para dar um charme extra.

8. Recortes diferenciados

Para 2020, é possível esperar peças com rendas diferentes, com recortes e padrões únicos. Ainda será viável encontrar calcinhas e conjuntos com detalhes especiais na frente, nas laterais e até decotes verticais com tule. Com novos recortes, há como usar as peças de um jeito único.

As camisolas também entram nessas tendências de lingerie. As laterais recortadas e com renda, por exemplo, adicionam sensualidade extra a essa peça famosa.

9. Detalhes aparentes

Para acertar na modelagem diferenciada, é possível apostar em detalhes à mostra. Sutiãs com alças duplas ou transparência no bojo cortininha, por exemplo, são um grande destaque.

Também nota-se o surgimento de tops rendados, bustiês e de sutiãs com uma barra maior abaixo dos seios. Com isso, as peças podem ser deixadas à vista e complementam o visual.

10. Transparência

Já que os detalhes estão em alta, não há como deixar de citar a presença da transparência. Unanimidade nas passarelas para 2020, o tule volta com força para criar peças sensuais e que, ao mesmo tempo, funcionam no cotidiano.

Como os tecidos transparentes são mais leves e frescos — ou seja, são a cara do verão —, serão as principais apostas na estação mais quente do ano. Esse detalhe aparece em sutiãs e calcinhas da estrutura ao design propriamente dito. Vale apostar nesse material em cores diferentes, alta qualidade e aplicação para valorizar o estilo de cada uma!

11. Bodies

O body é uma peça única, versátil e prática para o cotidiano. Por ter vários estilos e servir para diversas ocasiões, promete ser uma das tendências de lingerie para 2020 e até para os próximos anos.

Depois de servir como a camada escondida, agora ele se torna a estrela principal do look, seguindo o que aconteceu nos últimos anos. Nas próximas estações, é possível esperar itens de materiais tecnológicos com estampas diferentes e modelagem incrível para todas as necessidades.

Conhecer as perspectivas do mercado de lingerie e suas tendências é a melhor forma de aproveitar o ano de 2020 com alta nas vendas. Use essas informações em seu planejamento e faça com que a sua confecção tenha ainda mais oportunidades.

Além de seguir essas tendências, vale a pena explorar características básicas para a fabricação de boas peças. Veja quais são 13 tipos de modelagem de lingerie e confira quais usar!

MODELLE

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

  1. Avatar

    O que precisa pra vender modelos, qual a forma de pagamento pra quem quer revender ?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up