Produção da nova coleção: 5 dicas para otimiza-la
Moda intima

5 dicas para otimizar a produção da nova coleção

Tempo de leitura: 6 min

O mundo da moda é extremamente agitado. Ele passa por diversas transformações a cada estação, para adaptar tendências e novidades a seu contexto. Por isso, para não desperdiçar tempo e recursos, é fundamental otimizar a produção da nova coleção sempre que este momento importante chegar para a marca.

Respeitar prazos é uma orientação importante e uma prática obrigatória para que tudo dê certo. Isso porque cada etapa de produção, para acontecer, depende da anterior. Se uma está em atraso, provavelmente todas as outras também estarão, e a coleção nunca ficará pronta a tempo de ser lançada. Sem contar a defasagem na qualidade das peças, que não é nada bom para a reputação da empresa.

Então, como evitar essas questões e aproveitar o tempo da melhor maneira possível para que a nova coleção seja um grande sucesso? Com as nossas dicas deste artigo, com certeza você conseguirá obter excelentes resultados. Confira!

1. Faça um mapa da coleção de moda

Em primeiro lugar, a organização sai na frente para garantir a otimização do processo de produção. Portanto, é necessário definir um mapa para a coleção de moda, ferramenta que manterá listadas, por ordem cronológica, cada item necessário para se criar uma coleção.

Cronograma, pré-planejamento, características da coleção, estruturas da coleção e execução são os itens primordiais do mapa. Eles proporcionam uma visão mais ampla acerca do que deve ser feito e um cálculo preciso do tempo necessário para que cada item seja colocado em prática. Se precisar, acrescente outros tópicos ao seu mapa, que respeitem a proposta de seu projeto.

Por mais estranho que pareça, começar de trás para frente pode ajudar bastante. Veja até quando a coleção deve estar pronta e visualize o tempo a partir daí de forma inversa. Sempre deixe um período a mais como sobra para cobrir possíveis atrasos causados por algum deslize ou imprevisto.

2. Escolha fornecedores e parceiros comprometidos

O trabalho de produção de uma coleção de moda não é feito somente pela empresa idealizadora. É preciso contratar fornecedores e parceiros que estejam devidamente comprometidos com o prazo e que atendam às suas expectativas e exigências, tanto no que diz respeito à qualidade quanto à surpresa com novidades.

Também é interessante contar com um time disposto a negociar valores, sem enrolação, para que você consiga pagar um preço justo e obter exatamente aquilo de que precisa. Conte somente com quem você confia para colocar cada etapa em prática e não perca tempo com pormenores.

Verifique a reputação dos possíveis colaboradores, faça uma pesquisa para descobrir se a entrega é satisfatória e peça um portfólio de clientes para analisar. Se um parceiro ou fornecedor não demonstrou interesse suficiente para sua proposta, procure outro. Quem realmente deseja colaborar não se demora em respostas e entregas, lembre-se disso.

3. Utilize a tecnologia a favor da produção da nova coleção

Uma coleção de moda requer muita pesquisa. Especialmente sobre o perfil do consumidor final e das tendências que estão em alta no momento. Isso inclui um olhar abrangente não somente para o que acontece em nosso país, mas também no exterior. Ou seja, é fundamental imergir de vez no universo da moda para ter elementos suficientes e eficazes para análise, que estarão refletidos na coleção quando pronta.

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Para tanto, é indispensável usar a tecnologia a seu favor. Use recursos online para essas pesquisas, a fim de economizar tempo. Softwares e aplicativos, pagos ou gratuitos, ajudam bastante a conhecer o mercado e fornecem dados objetivos para que você entenda exatamente o que deve levar em conta na realidade de seu planejamento.

Outro ponto interessante é que também existem ferramentas digitais para integrar a equipe em cada etapa de criação e garantir uma execução mais rápida dos processos, como a U.Mode. Até mesmo fornecedores e parceiros podem ter acesso para acompanhar quando devem colocar suas ações em prática com maior agilidade.

4. Não tenha medo de delegar tarefas

Ao criar uma coleção, é natural alimentar certo sentimento de posse por ela. Afinal, ali estarão materializadas suas ideias e projetos, e querer participar de cada minuto do processo é inevitável. Contudo, para otimizar tempo, é muito importante aprender a delegar tarefas. Instrua responsáveis para as etapas definidas e, se necessário, contrate mais mão de obra especializada para um auxílio adequado.

Conheça seus colaboradores e separe as atividades de acordo com as habilidades e competências de cada um. Veja quem pode contribuir melhor com determinada etapa e não deixe de acompanhar a execução dos processos para disponibilizar alguma orientação a mais que seja necessária. Mas confie na pessoa escolhida e se dedique a outros detalhes que somente você tem autonomia para resolver.

Por fim, tenha em mente que tudo precisa ser estabelecido com uma margem mínima de erro. Ninguém está livre de imprevistos, por isso é preciso estar sempre preparado para qualquer possível impasse durante a produção.

5. Considere novas metodologias e estratégias sustentáveis

A indústria têxtil agora trabalha com novas metodologias de trabalho para otimizar a produção. A primeira delas é conhecida como “Just in Time”, um modelo inspirado na empresa Toyota, que visa adequar o volume produzido à demanda de pedidos. Assim, os recursos serão selecionados exatamente conforme a procura, sem exceder estoque ou mão de obra.

A outra metodologia é chamada de “conceito lean”, específica para identificar e reduzir qualquer possível desperdício. Também chamada de “metodologia enxuta”, ela tem como objetivo utilizar apenas recursos muito necessários para a execução de cada etapa de produção.

Ao adotar uma nova metodologia ou determinada estratégia sustentável, será possível perceber um avanço considerável na otimização de tempo. Essa vantagem resultará também na economia de recursos e, em conjunto, essas duas vertentes poderão garantir uma lucratividade ainda maior após o lançamento.

Pronto! Agora você já sabe como otimizar a produção da nova coleção e pode colocar tudo em ação com muito carinho e empenho. Com boas práticas, o resultado com certeza será mais do que satisfatório, e a sua marca conseguirá se consolidar com muito sucesso no mercado.

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