Planejamento e controle de produção: Qual a importância e como fazer um bom PCP?

Planejamento e controle de produção: Qual a importância e como fazer um bom PCP?

Tempo de leitura: 4 min

As empresas responsáveis por produzir os itens diversos de vestuário, que mais adiante serão vendidos, devem ter uma atenção extra com todos os processos. Nesse sentido, surge o planejamento e controle de produção.

Também conhecido como PCP, cria um fluxo de trabalho desde a compra da matéria-prima até a finalização do produto e sua consequente venda. Sem esse acompanhamento, é mais difícil encontrar boas oportunidades, resolver problemas ou se destacar da concorrência.

Já que se trata de um elemento tão essencial para o sucesso de atuação, veja como realizar o planejamento e controle de produção em uma confecção e conheça seus pontos críticos!

Como fazer um bom PCP?

Esse processo garante visualização sobre a parte operacional e produtiva da empresa. No entanto, ele só é possível quando alguns passos são obedecidos. Para colocar o PCP em prática, veja quais são as medidas que devem ser adotadas.

Projete a demanda

A produção só é necessária se existir demanda. Então, a etapa deve começar pelo reconhecimento de potencial de pedidos para o negócio. A previsão de demanda pode ser feita com a ajuda de dados anteriores, como de meses e anos passados e equivalentes.

Também é possível utilizar dados baseados na geração de oportunidades, e não se esqueça de considerar a sazonalidade e as mudanças, como uma alteração no mix de produtos.

Conheça a capacidade produtiva

Para fazer um bom planejamento, também é essencial saber o quanto a empresa pode produzir em um determinado período.

Na indústria têxtil, por exemplo, isso significa avaliar a capacidade de produção das máquinas e dos profissionais e a quantidade de peças finalizadas. Se houver uma demanda maior, será preciso adaptar o potencial produtivo.

Controle os materiais

Outro aspecto tem a ver com o controle de entrada e aproveitamento dos materiais. Conhecer o rendimento das matérias-primas ou o desempenho no processo produtivo ajuda a planejar corretamente as ações.

Na indústria têxtil, isso inclui o entendimento sobre o desperdício de tecidos e quantas modelagens são obtidas por metro, por exemplo.

orçamento Modelle

Acompanhe a produção

Além de tudo isso, o planejamento e controle de produção exige um acompanhamento do que tem sido finalizado. Elabore uma programação detalhada com os fluxos de trabalho e veja se tudo tem funcionado conforme o esperado.

É o caso de cruzar os dados do volume produzido com a capacidade ou de entender se o atendimento à demanda têm se concretizado.

Quais são os gargalos mais comuns?

Os gargalos produtivos são os maiores problemas do processo produtivo. Quando o PCP executado corretamente, torna-se mais fácil identificá-los e ver quais são os mais frequentes. Confira alguns deles!

Máquinas com defeito

Quando um equipamento para de funcionar ou não atua como deveria, a capacidade produtiva é comprometida. Consequentemente, ocorre uma ruptura no fluxo de tarefas, o que atrasa diversas execuções e afeta a conquista de bons resultados.

Retrabalhos

Também não dá para ignorar os impactos negativos dos retrabalhos. Eles acontecem quando há um parâmetro produtivo incorreto ou mesmo quando uma equipe falha. A necessidade de refazer os produtos consome tempo e materiais e ainda prejudica a qualidade e o atendimento à demanda.

Problemas com fornecedores

Um dos gargalos mais graves tem a ver com os fornecedores. Quando os parceiros não entregam a matéria-prima do jeito ou no momento certo, há um atraso que se acumula em toda a cadeia produtiva. Por isso, é fundamental escolher fornecedores confiáveis.

Por que o planejamento e controle de produção é importante?

O PCP é essencial para que o negócio tenha visibilidade sobre o que acontece. Isso permite reverter gargalos, aproveitar oportunidades e tomar decisões que são embasadas em elementos concretos.

Além disso, um bom PCP é um componente voltado principalmente para a qualidade, sucesso e diferenciação do produto. Quando é executado da forma ideal, ajuda a empresa a se destacar e a se tornar mais bem-vista no mercado.

O planejamento e controle de produção é crucial para obter uma gestão profissional e direcionada para a melhoria contínua. Com a aplicação dos passos corretos, o negócio consegue atingir um novo patamar.

Compartilhe esse post nas suas redes sociais e debata os desafios do sucesso com os seus contatos!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.