Veja 5 dicas de gestão para ter sucesso em uma empresa familiar!

Tempo de leitura: 3 min

No Brasil é muito comum a junção entre pais, filhos, irmãos ou casais para abrir uma empresa familiar. Investir no empreendedorismo é a oportunidade que essas pessoas encontram para realizar o sonho de ter o próprio negócio.

O modelo familiar tem suas vantagens. Contar com menos burocracia nas tomadas de decisão, ter a reputação do empreendimento atrelado ao nome da família e o sentimento de confiança mútua entre os sócios são alguns dos benefícios. Contudo, a gestão impõe uma série de desafios para conseguir crescer no mercado.

Assim como qualquer outra iniciativa, a empresa familiar pode dar certo desde que haja profissionalismo e os cuidados necessários. Então, se você deseja que a convivência íntima não atrapalhe o progresso da sua confecção, confira neste post os cuidados necessários para ter sucesso!

1. Não estabeleça competição por poder

Dentro de uma empresa familiar não pode haver competição para provar “quem manda mais”. Caso contrário, além de desestruturar o convívio, esse comportamento pode levar o negócio à falência.

Mesmo nas circunstâncias em que cada membro tenha disponibilizado um capital de mesmo valor, seria interessante definir um líder para administrar a empresa.

Dessa forma, ainda que as tomadas de decisão sejam descentralizadas e outras pessoas tenham autoridade para solucionar problemas do seu setor, o papel do gestor é fundamental para o bom funcionamento da sociedade.

2. Defina as regras

A disciplina deve ser uma atitude compartilhada dentro de uma empresa familiar. Afinal, um ambiente formado por parentes não significa flexibilidade com dias e horários de trabalho.

A equipe deve se reunir para determinar as regras e turnos de serviço. Outro detalhe indispensável é estabelecer as funções de cada um. Determine os responsáveis pela compra de materialdesenvolvimento dos produtos, gestão de estoque e etc. Assim, todos ficarão cientes das suas obrigações e ninguém sai prejudicado.

orçamento Modelle

3. Não misture contas da empresa com despesas pessoais

Uma empresa familiar que deseja se consolidar no mercado precisa ter um excelente controle financeiro. Para isso, é indispensável separar as contas da pessoa física e pessoa jurídica.

Além de abrir uma conta exclusiva da empresa não é conveniente que os integrantes façam retiradas no caixa a fim de quitar as contas pessoais. Um modo inteligente de resolver essas ocorrências é delimitar os salários e o valor de retirada mensal que os proprietários farão.

Por consequência, o saldo positivo poderá ser reinvestido e não haverá contratempos na hora de declarar o imposto de renda.

4. Determine as metas e objetivos

Possivelmente, você ouviu dizer que “quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”, certo? Por esse motivo é essencial determinar as metas e objetivos de uma empresa familiar.

Fazer reuniões periódicas é uma estratégia eficiente para conversar sobre o andamento do negócio, definir os próximos objetivos e traçar as ações para que eles sejam alcançados. Desse modo, todos terão conhecimento e se empenharão em favor dos propósitos.

5. Alinhe os interesses

Manter o bom convívio é uma prática importantíssima dentro de uma organização familiar. Por consequência, é necessário alinhar os interesses para evitar conflitos e desentendimentos.

A família precisa trabalhar unida em prol dos melhores resultados. Lembre-se de que os interesses pessoais devem ser deixados de lado. O foco deve estar nas necessidades do negócio, pois somente com planejamento e profissionalismo será possível se manter atuante.

Separar o relacionamento pessoal do profissional entre os membros é primordial para garantir a prosperidade de uma empresa familiar. Portanto, preserve o local de trabalho dos assuntos e interesses particulares, ok?

Quer acompanhar as novidades sobre moda praia e fitness? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.