4 dicas para aprender a precificar produtos corretamente
Estabelecer o preço de um produto é uma tarefa que preocupa muitos empreendedores, uma vez que ele precisa cobrir todos os custos de fabricação, ser competitivo e ainda agradar o cliente.
Para encontrar o ponto de equilíbrio ao precificar produtos, é preciso chegar, também, à estratégia mais adequada para seu modelo de negócio, já que a formação de preço pode mudar muito de nicho para nicho.
Pensando nisso, nós elaboramos quatro dicas para que você entenda melhor sobre esse assunto e encontre a maneira adequada de precificar produtos. Quer descobrir? Então acompanhe o post!
1. Precificação por valor percebido
Nessa estratégia de precificar produtos, o valor final deles, ou de serviços, é estipulado usando como base a percepção que os clientes têm da empresa, da marca ou do próprio produto.
Esse método é mais vantajoso para aqueles que procuram desenvolver diferenciais constantemente, gerando um maior valor percebido para os clientes. Os custos de produção não devem ser descartados nesse caso, mas o grande protagonista será o valor percebido.
O maior desafio desse tipo de precificação é conhecer profundamente a percepção do cliente e compreender o verdadeiro valor do produto para quem toma a decisão de compra.
2. Precificação por margem de lucro
A precificação por margem de lucro leva em consideração os custos de produção e acrescenta a margem desejada. Para ter sucesso nessa estratégia, é preciso conhecer muito bem todos os custos envolvidos: variáveis, fixos, diretos e indiretos.
Portanto, se você gasta R$100,00 para produzir uma peça e estipula que a margem de lucro deve ser de 30%, o preço final será:
- custo de produção: R$100,00
- margem de lucro: 30% (30/100 = 0,3)
- 0,3 x 100 = 30
- 100 + 30 = 130,00
O preço final do seu produto, dentro do exemplo anterior, seria de R$130,00, sendo possível cobrir todos os custos de produção e ganhar uma margem de 30% de lucro.
3. Precificação baseada na concorrência
Quando baseamos os preços observando a concorrência, é possível focar na competitividade e manter-se em um mercado em que os concorrentes são imprevisíveis.
Esse tipo de precificação é muito comum entre empresas que oferecem os mesmos produtos, sem grandes diferenciais, e o preço acaba por ser o grande protagonista na hora que o cliente faz suas comparações.
É possível ganhar vantagens praticando preços mais altos ou mais baixos que a concorrência, mas a última opção requer mais investimentos em diferenciais, ações de marketing e pesquisa.
4. Precificação baseada no volume
Estabelecer um preço com base no volume é uma tática muito usada para quem realiza vendas por atacado, onde quem compra produtos em grandes quantidades acaba pagando menos.
Essa tática de preço é benéfica, pois a empresa recebe um valor maior pela venda em menos tempo e ainda se adéqua ao mercado, já que os clientes desse tipo de negócio exigem descontos progressivos.
Primeiro, é importante estabelecer o preço com uma margem de lucro vantajosa, para que a empresa não perca muito nas vendas com desconto. Para isso, você pode multiplicar seu preço final por 2 ou mais, dependendo da margem de lucro que pretende atingir.
Essa forma de precificação requer muito monitoramento para que as finanças da empresa não sejam prejudicadas com o passar do tempo.
A nossa dica final é: seja lá qual for a forma ideal de precificar produtos para seu negócio, é sempre importante encontrar os fornecedores certos, já que eles têm um papel muito importante na formação do preço.
A forma de pagamento, os prazos de entrega e o reajuste de valores devem estar alinhados à sua estratégia de preço, para que você obtenha sucesso.
Você tem alguma dica sobre formação de preço que gostaria de compartilhar? Deixe um comentário aqui!