Veja os erros mais comuns no mix de produtos!

Tempo de leitura: 3 min

Montar um bom conjunto de produtos é fundamental para as boas vendas e a rentabilidade de uma empresa. Isso porque um conjunto de itens bem elaborado atrai novos clientes e propicia a fidelização, além de movimentar seu estoque, aumentar o seu ticket médio e criar um bom destaque diante dos concorrentes de mercado.

Por essa razão, é preciso ter cuidado para não cometer erros ao formar o seu mix de produtos. Quer saber que erros podem ser esses? Separamos aqui os principais, para que você fique em alerta e não os cometa. Continue a leitura do post e fique por dentro!

Não considerar as características da marca

Toda marca tem suas características e valores. Elas criam um vínculo com o nicho de mercado que se pretende atingir. Por exemplo, quando se trabalha com confecção, é importante definir algumas regras (bastante claras) sobre quais itens serão considerados mais básicos, quais serão considerados altamente comerciais, entre outros aspectos. Tudo isso deve obedecer ao contexto e à personalidade que a marca imprime.

Fazer a precificação só depois da pilotagem

Não podemos saber o preço final de um item antes do seu lançamento. Mas é possível ter uma noção dos custos, que envolvem a mão de obra e as matérias-primas. Essas informações devem ser elencadas antes mesmo da criação dos produtos.

Assim, é possível realizar um balanceado dos produtos mais baratos e também dos mais caros. O que cria oportunidades de venda mais viáveis para os clientes.

Errar no preenchimento e organização das planilhas

Vale a pena elaborar uma planilha para trabalhar bem com um mix de produtos. O objetivo dessa ferramenta é determinar que itens farão parte da composição daquele conjunto. Antes de uma coleção ser criada, por exemplo, é que a planilha deve começar a ser feita.

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Quando o preenchimento acontece depois, você pode acabar tendo um trabalho dobrado. Isso porque terá que calcular os itens que ficaram sobrando.

Não estudar o público-alvo e não considerar a sazonalidade

Seu público-alvo procurou a sua marca por algum motivo. Certamente, cada cliente considerou que você teve a solução para um desejo ou necessidade. Um bom mix de produtos é aquele que busca se antecipar às necessidades do cliente, suprindo-as antes mesmo das pessoas chegarem ao seu estabelecimento comercial.

Não estar ciente de quais são essas necessidades dificulta a venda e provavelmente deixará o seu mix parado na loja ou estoque. Conhecer e estudar bem o público-alvo é essencial para saber exatamente o que ele gosta e/ou precisa. E essas prioridades carecem de nova análise, periodicamente. Afinal, a moda e os gostos vão mudar. Seu mix de produtos deve ser atualizado constantemente.

A sazonalidade é outro ponto essencial para realizar um bom mix de produtos e que também demanda atualizações. As datas comemorativas, as mudanças de estação, o período de férias: tudo isso traz oportunidades comerciais que devem ser bem aproveitadas na elaboração de um bom mix de produtos. Isso pode aumentar as suas vendas, evitar estoque parado e ainda conquistar novos clientes.

Ignorar a concorrência

Outro erro bastante comum é deixar a concorrência de lado. É preciso estar atento às ações dos seus concorrentes diretos e, até mesmo, dos rivais indiretos. Isso não significa que você deve copiar o que os concorrentes estão fazendo. O interessante aqui é estudar as possíveis falhas que estejam a cometer e ver onde você pode trazer mais satisfação aos clientes.

O processo de elaboração de um bom mix de produtos pode ser árduo, mas, sem dúvidas, trará muitas recompensas para o seu negócio.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Que tal entender um pouco mais sobre a gestão de estoque têxtil para fazê-lo de maneira correta?

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