Moda dos anos 90: o que voltou a ser tendência em 2020?

Tempo de leitura: 5 min

Tendências vêm e vão e, dessa vez, as que marcam presença foram baseadas na moda dos anos 90. Nessa década, o conceito urbanístico estava totalmente em alta, não é à toa que foi nessa época que o street style ganhou notoriedade e passou a fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Nos anos 90, era comum notar elementos fortes, como cores chocantes, estampas, cortes inusitados, maiores medidas, cintura alta e muitos acessórios. Atualmente, muitas dessas tendências voltaram a estar presentes em diversas vitrines e guarda-roupas, trazendo junto o clima nostálgico do fim do século XX.

Neste post, vamos apresentar algumas das principais peças que foram tendência nos anos 90 e que prometem ser muito usadas nos próximos anos. Acompanhe e fique por dentro deste assunto!

Xadrez

O filme “As Patricinhas de Beverly Hills” é uma grande referência de moda dos anos 90. Nessa obra, a protagonista Cher é conhecida por usar um icônico conjunto xadrez amarelo. A partir disso, essa estampa passou a ser muito procurada nas lojas.

Atualmente, diversas marcas estão revivendo esse momento e trazendo de volta essa estampa. Além de ser muito prática, ela traz um diferencial para qualquer visual, e pode ser aplicada nas mais variadas peças.

Casacos, blusas, blazers, saias, calças, vestidos, macacões e acessórios em xadrez são ótimas opções para o ano de 2020. Além do mais, é possível personalizar as peças de diferentes maneiras, variando os padrões e a coloração.

Neon

Lembra-se que falamos sobre as cores chocantes vindas da década de 1990? Era sobre os tons em neon que estávamos dizendo. Nesse ano, ele deu às caras nas passarelas de diversos desfiles nas Semanas de Moda que acontecem por todo o mundo.

Dessa vez, o neon pode ser incorporado em uma maior diversidade de peças. Atualmente, é possível encontrá-lo em roupas esportivas, sobreposições, calçados, acessórios, peças casuais ou até mesmo em itens mais sofisticados.

Saia trapézio

A saia trapézio foi uma grande tendência dos anos 60, que foi incorporada à moda dos anos 90. Agora, 30 anos depois, ela volta a marcar presença nas vitrines e passarelas das maiores grifes de todo o mundo.

O diferencial desse tipo de saia é que ele tem um formato justo na região da cintura, porém, ao longo do seu comprimento, a sua largura vai se aumentando aos poucos. No corpo, esse modelo fica bem ajustado à silhueta, mas ainda traz a impressão de que o corte é reto. Bem pensado, não é mesmo?

O truque para garantir esse corte inusitado da saia trapézio é apostar em um tecido mais encorpado. Assim, é possível fazer pequenas variações de largura, sem que ela fique muito fluída. Além disso, esse modelo permite ousar nas cores e adicionar acessórios, como botões na parte da frente.

Mom jeans

moda dos anos 90

O famoso mom jeans é outra grande referência de moda dos anos 90, muito visto em programas da época, como a série Friends. Inclusive, atualmente, ele se tornou um dos queridinhos do público, principalmente entre as pessoas mais jovens, na faixa dos 20 e 30 anos, que acompanham esse tipo de entretenimento.

Assim como a saia trapézio, o mom jeans também tem uma modelagem reta, com a cintura alta. Por conta disso, torna-se uma peça muito confortável e versátil, podendo ser usada nas mais variadas ocasiões. Além do mais, ela permite variações em sua aparência, por exemplo, o tipo de lavagem e a aderência de acessórios, como patches ou puídos.

Pochetes

Os acessórios dos anos 90 também estão de volta. A pochete volta como uma alternativa moderna de bolsa, podendo ser usada de diversas maneiras — transversal, no ombro ou, o clássico, na cintura. Além disso, ela oferece muita praticidade ao usuário, tornando-se um bom acessório para usar em ambientes como shows e festas.

Mas não pense que o modelo de pochete usado atualmente é apenas aquele pretinho básico. Ela agora é feita com uma grande variedade de materiais, cores, estampas e adereços. Tudo pensado para trazer de volta uma tendência, porém, adaptando-a para a época em que vivemos.

Slip dress

O slip dress se assemelha à camisola, por ser um tipo de vestido confeccionado com um tecido bem fluido e com alças finas. No entanto, não se trata da mesma peça. Essa pode ser usada nas mais variadas ocasiões, principalmente as informais.

Esse é outro exemplo de item da moda versátil, pois pode ser combinado com muitas outras peças, inclusive em sobreposições (como com uma camiseta lisa por baixo), que eram muito comuns nos anos 90. Além disso, essa peça pode ficar ainda mais elegante se for produzida com tecidos refinados, como é o caso do cetim ou da seda.

Veludo

O tecido veludo também voltou com tudo nos últimos tempos. Nos anos 90 era comum encontrar conjuntos, jeans, jaquetas, entre outras peças confeccionadas com esse material. Em 2020, a moda se inspira nessa ideia para criar itens casuais e que podem ser facilmente combinados com outras tendências.

Macacão jeans

Não poderíamos deixar de lado o macacão jeans, que é outra peça versátil e que tem tudo a ver com a década de 90. Apostar em lavagens diferentes, puídos, aberturas e cortes inusitados é uma maneira de deixar esse item cada vez mais moderno e a cara de 2020.

Tênis altos

moda dos anos 90

Os tênis com medidas grandes também estão de volta, principalmente na coloração branca. Além do daddy sneakers, é possível encontrar variações mais altas desse modelo, mesmo sem ter salto. Novamente, inspirado no estilo urbano, esse item faz referência à moda street, muito marcante dos anos 90.

Ficar por dentro das tendências de moda é fundamental para saber no que apostar para as próximas coleções. Para o ano de 2020, inspirar-se na moda dos anos 90 é primordial, assim como se basear nela para a criação de peças que combinam com os elementos vistos neste post. Por isso, fique atento ao que está sendo exposto nos desfiles mais relevantes, especialmente os das Semanas de Moda, e deixe a criatividade fluir.

O que achou deste post? Quer continuar vendo mais conteúdos como este? Então, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Pinterest!

MODELLE

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll Up