importância da moda sustentável

Afinal, qual é a importância da moda sustentável? Explicaremos para você!

Tempo de leitura: 6 min

Você certamente já ouviu algo sobre a importância da moda sustentável, não é mesmo? O que antes era considerado apenas uma tendência de mercado hoje vem se consolidando e ganhando espaço dentro do mundo fashion. Como definição, esse conceito traduz a ideia de redução dos poluentes na produção de roupas, sapatos e acessórios em geral, para não impactar o planeta e o meio ambiente. 

Como resultado, é possível oferecer inclusive prosperidade social e econômica a todos os envolvidos. Logo, empreendimentos de moda que querem se manter à frente no mercado para ter um impacto positivo precisam compreender o conceito e suas aplicações.

Pensando nisso, vamos mostrar a relevância da moda sustentável e de ressignificar os padrões para investir nos produtos desenvolvidos com base em preceitos de sustentabilidade social ou ambiental. Acompanhe!

Entenda a importância da moda sustentável

A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mundo, sendo uma grande fabricante de resíduos e produtora de partículas ou gases tóxicos. Esses dejetos contribuem para mudanças climáticas que afetem nosso planeta, como alagamentos, secas, piora na qualidade de vida e mudanças no comportamento social das pessoas.

Por isso, para a sustentabilidade, existir é preciso. A moda sustentável prioriza o respeito aos recursos naturais, aos animais e à sociedade em todas as suas etapas, valorizando inclusive as pessoas envolvidas na produção para incentivar o consumo consciente.

Com base nesses princípios, o movimento influencia as pessoas a trabalharem com matérias-primas menos poluentes, também produzidas de forma sustentável. Os objetivos são: reduzir o desperdício e usar adequadamente os recursos.

Logo, a sustentabilidade aplicada à moda propõe uma produção mais socializada, sem a exploração da mão de obra, com remuneração justa. Além disso, oferece peças cujo design e a funcionalidade favorecem o uso duradouro dos itens.

Invista na mudança de perspectiva

É fato que os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a procedência dos produtos que compram. Eles também vêm optando por empresas que priorizam os cuidados com o meio ambiente e o futuro do planeta.

Porém, nem sempre é assim. Alguns consumidores e empreendimentos ainda não se preocupam com os preceitos da moda sustentável ou a importância da colaboração para conscientizar o mercado e se destacar como referência.

Além de sua grande importância social e ambiental, a moda sustentável ajuda as empresas a se destacarem positivamente perante o público-alvo e dita tendências de consumo que respeitem o meio ambiente.

Por essa razão, adotar tal perspectiva não é só uma questão de responsabilidade ou atenção aos consumidores. Ela tem grande relevância nas tomadas de decisões estratégicas das empresas, interferindo no faturamento, nos lucros, na competitividade e na satisfação dos clientes.

Adote novas práticas  

As inúmeras condutas propostas pela moda sustentável reduzem e amenizam os danos da indústria têxtil ao planeta. Adotar medidas como a escolha de tecidos naturais que não levam agrotóxicos em sua composição preserva a qualidade dos rios e do solo, por exemplo.

Inclusive, a adoção de práticas para a incorporação de materiais diferentes do couro, do plástico e dos sintéticos reduz a exploração de matéria-prima e preserva os recursos naturais.

Quem oferece opções sustentáveis se destaca no mercado, ganha respaldo e se torna referência, pois entende que sua produção vai afetar minimamente o meio ambiente, conquistando os consumidores.

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A seguir, listamos algumas práticas para que seu negócio possa aderir à moda sustentável. Confira!

Altere os meios de produção

Um dos pontos positivos da moda sustentável é oferecer produtos que inovam — inclusive com as novas tecnologias para produção. Além disso, a maioria dos itens fabricados pode ser reaproveitado ou reciclado, o que elimina a necessidade de extrair materiais da natureza sem um retorno.

Vale destacar ainda que as peças estimulam o conserto, a estilização e o ajuste, fator que contribui para o consumo consciente.

Valorize os negócios locais

Outro benefício da moda sustentável é valorizar a produção e o trabalho local. Essa cadeia produtiva movimenta a economia interna, gera empregos, ajuda agricultores locais e incentiva a produção de matérias-primas utilizáveis.

Tais pontos acabam beneficiando não só os consumidores, mas todos os envolvidos na produção das peças. Isso porque se trata de uma atitude usual para fugir de incidentes não sustentáveis — e, mais do que isso, é uma atitude útil para valorizar seu trabalho e sua região.

Não há nada de errado em consumir produtos e matérias-primas importadas, mas valorizar os bens da nossa terra é ainda melhor. Que tal?

Estimule o consumo consciente

Por dizer respeito a uma preocupação crescente da sociedade com a escassez de recursos, o consumo consciente se transformou em uma tendência muito forte. Tal prática envolve não apenas as externalidades do processo de fabricação, mas a consciência ao escolher com cuidado o que está sendo adquirido, analisando se é benéfico para o meio ambiente e si mesmo ou se contribui para a sustentabilidade como um todo.

Portanto, ao ditar tendências de consumo e estimular hábitos sustentáveis, as empresas propagam boas práticas para os consumidores — o que pode ser, inclusive, um diferencial nesse setor tão competitivo.

Tenha novos hábitos dentro da sua empresa

Pensar não só na produção, mas nos hábitos da sua empresa, é uma maneira mais acessível de diminuir o impacto ao meio ambiente. Substituir os copos plásticos, utilizar papéis recicláveis ou investir em embalagens biodegradáveis são alternativas simples que ajudam a minimizar o impacto ambiental.

Criar um gerenciamento de resíduos eficiente e procurar por fornecedores que pratiquem a sustentabilidade em suas atividades são cuidados que ajudam a transformar a cadeia de produção por completo e incentivar a prática sustentável.

Portanto, o cuidado com o meio ambiente é, hoje, uma das maiores preocupações no mundo. Boa parte da sociedade se conscientizou de que o futuro é consequência dos atos do presente.

O mercado da moda não ficou para trás e a sustentabilidade já é um dever consagrado aos empreendedores. Esse movimento escancara que o jeito como oferecemos tal serviço deve ser repensado em prol de todos, inclusive do planeta.

Pronto! Agora você conhece a importância da moda sustentável para a redução dos impactos ambientais e, consequentemente, o impacto positivo da sua empresa. Analise quais são as melhores opções e busque matérias-primas ou produtos em uma empresa fornecedora consagrada no mercado, com canais de comunicação diversos e que disponibilize todo o suporte para auxiliar o seu caminho nessa nova jornada rumo à sustentabilidade.

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1 Comentário

  1. Olá, muito boa essa matéria
    Obrigado pelas dicas Adorei😘😉

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