WordPress database error: [Table 'blog_modelle.wp_ppress_sessions' doesn't exist]
SELECT * FROM wp_ppress_sessions WHERE session_key = '7a1b61d9e8116c81459b93f029e8d0d2'

Romantismo na moda: veja como se apresenta nas peças de inverno
romantismo na moda

  Veja como o romantismo na moda se apresenta nas peças de inverno

Tempo de leitura: 6 min

O estilo romântico sempre é a escolha preferida de mulheres doces, meigas e femininas, que desejam expressar essas características por meio das suas roupas. O romantismo surgiu na moda por volta de 1920 e se concentrou principalmente em Paris e Londres.

Na época, existiu um movimento que procurava valorizar as emoções e a fragilidade humana, o que refletiu em peças de roupas acinturadas, vestidos luxuosos e ombros em evidência.

De lá para cá, surgiram muitas tendências, provando que o romantismo na moda não era uma fase passageira. Por isso, é essencial conhecer esse estilo na hora de planejar uma coleção de moda.

Neste post, nós vamos conversar um pouco sobre o romantismo na moda e sobre a forma como esse estilo se apresenta nas peças de inverno. Venha conferir!

Afinal, o que é uma roupa romântica?

As roupas românticas traduzem o estilo delicado e apaixonado de algumas mulheres, por isso, as peças precisam ser baseadas na personalidade de quem as usar. A principal característica desse tipo de roupa é a valorização de tudo o que caracteriza o feminino.

Portanto, a cintura marcada e a valorização do busto e de outros contornos do corpo são pontos que precisam ser observados por quem deseja desenvolver peças nesse estilo.

No entanto, não é só o shape da peça que importa. Outras características, como cor, tecido e detalhes da peça, precisam ser observadas, conforme explicaremos a seguir.

Em quais cores apostar?

O romantismo remete à pureza, à delicadeza e até a um pouco de inocência, o que é muito associado a cores claras. Portanto, invista em peças cor-de-rosa, em azul claro e em branco, além dos tons pastel.

As estampas também são essenciais nesse estilo, e o floral sempre ganha destaque quando o assunto é romantismo, mas também é possível apostar no poá, em corações, no xadrez vichy e em listras, por exemplo.

Quais os melhores tecidos?

Embora as peças românticas marquem a silhueta, elas não são apertadas. O ideal é investir em tecidos leves e soltos no corpo, que garantam mais fluidez, como o linho, a seda, o crepe e o chiffon.

A renda é outro exemplo de tecido que pode ser largamente usado em peças românticas, garantindo muita elegância, beleza e sutileza à peça.

Quais os detalhes mais adequados?

romantismo na moda
romantismo na moda

As cores, as estampas e os tecidos de uma peça romântica são muito importantes, mas são os detalhes que fazem toda a diferença nesse estilo. Uma peça romântica dificilmente é confeccionada sem nenhum detalhe que a complemente, por isso, é importante pensar como ele pode se encaixar na peça.

Das opções mais populares, os laços e babados são os mais comuns, principalmente na região da gola. Também é possível apostar em outros detalhes, como:

  • a transparência do tule;
  • os drapeados na região do busto;
  • o comprimento midi;
  • pontas para dar nós.

Como o romantismo aparece no inverno?

A moda invernal geralmente é composta de cores fechadas, roupas pesadas e sobreposições quentinhas. Então, como é possível propor o romantismo em uma peça na época mais fria do ano?

A mundialmente famosa grife Valentino mostrou que isso é possível com sua coleção de inverno em 2019, em que o romantismo do século XIX foi resgatado. Na ocasião, o designer Pierpaolo Piccioli apostou em frases românticas bordadas nas peças, em cores mais alegres — como o laranja —, em babados, em transparências, em rendas e até em maxi florais.

Seguindo as tendências mostradas nesse mesmo desfile, vamos falar sobre algumas das principais tendências de romantismo na moda para o próximo inverno.

orçamento Modelle

Mangas bufantes

As mangas volumosas fizeram sucesso na década de 80, mas foram usadas há muitas décadas nos vestidos do século 19. Justamente por estarem presentes nessa época, elas foram associadas ao romantismo e à delicadeza feminina.

A dica para este inverno é apostar na sofisticação e criar peças menos exageradas. Vale também investir na transparência e nas estampas que compõem essa peça.

Casacos estruturados

romantismo na moda

É possível ter um inverno aquecido e bem trabalhado no estilo romântico. Para isso, uma das peças essenciais é o casaco estruturado, que tem um shape bem acinturado e faz com que a silhueta seja mais valorizada.

Outra dica é mirar nos casacos com cinto, que ajudam a reduzir o volume da peça e trazer mais feminilidade.

Cores claras

As cores de inverno geralmente são descritas como mais fechadas e escuras, mas a tendência é que essa seja uma regra do passado. É possível apostar em algumas cores, como o branco, o rosa e o azul claro, além de cores mais alegres, como o laranja, o verde e o vermelho vivo.

Para equilibrar, essas cores podem ser combinadas com outros tons mais suaves e discretos, como o cinza, o creme ou até mesmo o preto.

Peças rendadas

A vantagem da renda é que, além de muito romântica e feminina, ela é versátil e pode ser usada em todas as estações. No inverno, não é diferente, portanto, invista em peças rendadas sem medo.

Outro detalhe é que a renda pode ser usada durante o dia ou a noite. O que muda é o estilo da peça e a cor da renda, que pode ser mais clara para o dia e mais escura para a noite.

Estampas variadas

No inverno, também é possível apostar em estampas românticas, como os clássicos florais. A diferença é que esse desenho ganha um fundo mais escuro e padronagens menores, mas isso não quer dizer que as estampas mais claras são totalmente excluídas.

A transparência somada aos bordados florais também é bem característica dessa época do ano, assim como o xadrez.

Como apostar no romantismo nas peças íntimas?

O estilo romântico também pode ser facilmente explorado nas peças íntimas, tanto em lingeries quanto em biquínis. Muitos dos elementos associados ao romantismo são bem característicos dessas peças, por isso, não é difícil elaborar uma coleção íntima e romântica.

A renda, por exemplo, é um tecido que pode compor uma lingerie romântica, principalmente quando ela tem uma cor clara. A transparência — assim como as estampas florais — é outra característica do romantismo e que pode ser facilmente adicionada a uma lingerie.

Os biquínis, por sua vez, podem se beneficiar de estampas e detalhes, como laços, babados e drapeados, que deixam a peça ainda mais feminina.

Em todo caso, seja em uma lingerie, seja em um biquíni, também é importante pensar na valorização do busto e variar o formato do bojo, de forma que ele atenda a todos os biotipos e as necessidades.

O romantismo na moda pode ser explorado em todas as estações e sempre estará presente entre um dos estilos mais usados pelas mulheres. No entanto, nossa dica final é que, antes de investir em uma coleção com essas características, conheça profundamente o estilo do seu público e certifique-se de que sua proposta está alinhada com ele.

E que tal dar essa dica para todas as suas amigas de estilo romântico e ajudá-las a criar looks incríveis? É só compartilhar este post em suas redes sociais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.