fotografia de moda

O que considerar ao investir em fotografia de moda?

Tempo de leitura: 6 min

Você sabe exatamente como fazer um bom trabalho com fotografia de moda e valorizar as peças de lingerie da sua coleção? Certamente, você conhece aquela máxima que diz que “imagem é tudo”. No universo da propaganda e do marketing, de fato, boas imagens podem ser o fator diferencial que vai determinar os bons ou maus resultados de uma campanha.

Sendo assim, a realização de fotos de qualidade é fundamental para uma boa divulgação dos produtos e para o consequente impacto nas vendas.

Pensando nisso, hoje, vamos listar o que deve ser considerado ao montar um ensaio fotográfico. Continue a leitura e descubra!

Saiba a diferença entre editorial de moda e fotografia comercial

Dependendo do objetivo do ensaio fotográfico, ele pode seguir um ou outro padrão. Por isso, antes de investir na fotografia de moda, é bom ter em mente essas diferenças para saber exatamente o que esperar de cada tipo de ensaio na hora de contratar um profissional.

Editorial de moda

O editorial de moda, normalmente é veiculado em jornais e revistas e tem por objetivo divulgar a marca, com seus conceitos e ideais. Sendo assim, o foco, aqui, não está voltado para as vendas em si. É um trabalho mais conceitual.

Fotografia comercial

Já a fotografia comercial, como o próprio nome sugere, tem por objetivo divulgar e vender os produtos. Nesse tipo de fotografia, todo o foco está voltado para o produto, e, por isso, o ensaio é menos conceitual.

As fotos desse tipo de sessão podem ser usadas em catálogos de moda, para apresentar uma coleção, e nas redes sociais.

Busque um cenário bacana para a fotografia de moda

O cenário é um elemento muito importante quando o assunto é fotografia de moda, afinal, é ele que dará o tom de toda a sessão.

Está pensando que essa afirmação é exagerada? Pois saiba que as modelos e as peças de roupas escolhidas para o ensaio precisam ter uma conexão com o cenário escolhido, para que o resultado seja coerente e harmônico.

Se as roupas ou lingeries selecionadas forem muito sofisticadas, vale a pena maquiar as modelos dessa maneira, enfeitá-las com acessórios elegantes e escolher um cenário que exalte essa qualidade, com lustres de cristal e sofás de veludo, por exemplo.

Invista no jogo de iluminação para efeitos incríveis

Ensaios fotográficos de moda precisam ter atenção redobrada para a iluminação, pois será esse tipo de cuidado que garantirá a sutileza e a irreverência necessárias para esse gênero de foto.

Muita luz pode comprometer o aspecto natural de um ensaio, bem como pode deixar a modelo muito pálida. Por outro lado, se a luz não estiver ajustada corretamente, ela pode criar sombras e efeitos indesejados no corpo e no rosto da modelo.

Isso sem falar que a luz na medida pode criar uma aura de mistério e sedução superinteressante para ensaios de lingerie. Logo, sem dúvida alguma, a iluminação é uma grande aliada para criar a atmosfera ideal para a fotografia de moda.

Aposte em equipamentos modernos para um resultado profissional

Agora, de nada vai adiantar cuidar do cenário e da iluminação se os equipamentos de fotografia estiverem ultrapassados.

orçamento Modelle

Por esse motivo, para conseguir resultados profissionais, é fundamental que se faça um investimento nos equipamentos de última geração disponíveis no mercado.

Encontre um bom fotógrafo de moda

fotografia de moda

No entanto, o investimento não para por aí! É imprescindível contratar um fotógrafo capacitado para manusear esses equipamentos que mencionamos e que saiba extrair deles todos os recursos ultramodernos que oferecem.

Além disso, o olhar de um fotógrafo experiente, junto a uma boa lente (que ele precisa saber escolher), pode render fotos surpreendentes até mesmo para quem esteve presente no dia da sessão de fotos.

Nesse quesito, não se deixe levar apenas por um encontro ou uma conversa, mas procure analisar o portfólio do fotógrafo e veja se o estilo dele combina com a proposta de ensaio que se pretende realizar. Não hesite em fazer perguntas e esclarecer tudo o que for preciso para se sentir seguro nessa decisão.

Escolha o casting de forma estratégica para criar conexão

Outra questão que não pode ser menosprezada diz respeito à escolha das modelos que participarão do ensaio fotográfico.

É preciso que elas sejam profissionais, que saibam se portar e movimentar-se diante da câmera e, principalmente, que representem as mulheres “reais”.

Isso significa que as modelos não podem ser excessivamente magras, altas e com aquela aparência de perfeição que tanto tem sido combatida ultimamente.

Ao contrário, o ideal é que elas pareçam naturais, no melhor estilo “gente como a gente”, pois é esse elemento que vai criar conexão entre elas e as consumidoras, que conseguirão se reconhecer e identificar-se ao verem as fotos.

Faça uma edição cuidadosa para realçar os detalhes da lingerie

Estamos falando dos vários detalhes que envolvem a produção de fotografia de moda, mas todos eles têm por único objetivo fazer brilhar o produto que será clicado.

Sendo assim, a roupa ou a lingerie são os elementos principais que precisam ser destacados. Uma edição primorosa, com boa técnica, é capaz de fazer exatamente isto: valorizar as peças e a modelagem da lingerie e realçar suas características.

Esteja presente no dia da sessão fotográfica

fotografia de moda

Ok, agora que todos os detalhes estão acertados, e você está cercado dos melhores profissionais e equipamentos, não pense que é hora de relaxar.

Lembre-se de que ninguém melhor que você para conhecer o seu produto, a sua marca e as suas expectativas em relação à fotografia de moda.

Sendo assim, esteja presente no dia da sessão fotográfica, converse com o fotógrafo e explique que fará interferências caso julgue necessário ou caso algo não saia conforme o seu desejo.

Se possível, posicione-se como uma diretora da sessão de fotos, assinalando o que você pretende destacar de cada peça, qual a atitude esperada para as modelos assumirem, entre outras questões. No fim, cada um desses elementos será o responsável por valorizar ou não as peças de lingerie da sua coleção.

Agora que você já sabe o que considerar ao investir em fotografia de moda, siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Indústria de bojos para confecção de moda íntima, moda praia, biquini e fitness, com vendas para todo o Brasil.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.